Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
15º
MIN 9º MÁX 16º

Comer estes alimentos não alivia o stress (tem o efeito oposto)

Consulte os resultados de um novo estudo.

Comer estes alimentos não alivia o stress (tem o efeito oposto)
Notícias ao Minuto

21:02 - 11/12/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

De acordo com uma nova investigação, feita na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, comer alimentos gordurosos durante períodos de stress pode prejudicar a recuperação do organismo dos efeitos do stress.

Aliás, "o consumo de alimentos ricos em gordura antes de um episódio de stress mental pode reduzir a oxigenação do cérebro e causar uma pior função vascular nos adultos", explicam os investigadores. 

Leia Também: Os seus níveis de stress estão mais altos do que julga. Veja as provas

Para o estudo, os cientistas pediram a "um grupo de jovens adultos saudáveis que comessem dois croissants de manteiga como pequeno-almoço". Os participantes tinham entre entre os 18 e os 30 anos. 

Depois, lançaram algumas questões a cada um, obrigando-os a fazer "matemática mental, aumentando a velocidade ao longo de oito minutos, alertando-os quando se enganavam na resposta", ou seja, causando stress explica Rosalind Baynham, a líder do estudo, citada no DailyMail. 

"Quando ficamos stressados, acontecem coisas diferentes no corpo: o ritmo cardíaco e a pressão arterial sobem, os vasos sanguíneos dilatam-se e o fluxo sanguíneo para o cérebro aumenta", explica. Para além disso, "a elasticidade dos nossos vasos sanguíneos - uma medida da função vascular - diminui após o stress mental". 

Graças a isto, os investigadores concluíram que o consumo de alimentos ricos em gorduras, em momentos de stress, "reduz a função vascular em 1,74%".

É importante salientar que demonstraram que "esta deterioração da função vascular persistiu ao longo de mais tempo quando os participantes comeram os croissants". Descobriram ainda que "o consumo de gordura tinha um efeito negativo no humor durante e após o episódio de stress".

Demonstraram ainda que o consumo de alimentos mais saudáveis, como os ricos em polifenóis, nomeadamente os frutos vermelhos, as uvas e as maçãs, ajudam a prevenir totalmente esta perturbação da função vascular.

Leia Também: Nove sintomas de stress crónico que muitos não conhecem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório