Em algumas situações, espirrar depois de comer pode ser algo comum. Uma condição conhecida como rinite gustativa é uma das causas. Neste caso é relativa ao consumo de picante. Também há quem espirre depois de ingerir alimentos quentes, como sopa. Ainda assim, há mais uma condição associada ao espirro depois da refeição: o 'snatiation'.
Segundo um relatório publicado pelo Therapeutic Advances in Respiratory Disease, aqui citado pelo 'website' Health Digest, tratam-se de espirros crónicos que acontecem depois de uma refeição, independente do tipo de alimentos ingeridos.
Leia Também: Oito alimentos que não podem faltar em casa na época das constipações
A palavra é a junção de 'sneeze', espirro, e 'satiation', saciedade. Acontece devido à expansão do estômago quando come em demasia. Alguns estudos apontam que pode existir uma componente genética.
O 'snatiation' pode ser algo mais complicado de lidar em algumas situações. Até ao momento, não é conhecida nenhuma cura para esta condição. As pessoas acabam por encontrar formas de controlar os episódios de espirros.
Em certos casos, comer devagar, comer mais carboidratos, separar bem as refeições e deixar algum espaço entre pratos, são algumas das soluções encontradas.
Não existe um número exato de pessoas que sofrem desta condição uma vez que muitos dos pacientes acabam por não falar com os seus médicos sobre o que estão a passar.
Leia Também: Os alimentos inesperados que podem aumentar o colesterol