Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
26º
MIN 19º MÁX 27º

Hábitos que podem ajudá-lo a diminuir o risco de Alzheimer

Hoje assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer.

Hábitos que podem ajudá-lo a diminuir o risco de Alzheimer
Notícias ao Minuto

09:13 - 21/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Hoje, 21 de setembro, assinala-se o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer. Sabia? É o tipo de demência mais comum e afeta milhões de pessoas em todo mundo. Mas, felizmente, existem formas simples de reduzir o risco desta doença e, claro, todas estão relacionadas com alimentação e/ou estilo de vida. 

Aliás, um estudo, citado na iNews, onde foram analisados os resultados de 11 investigações que examinaram a relação entre o estilo de vida e a saúde do cérebro. Descobriram que fazer exercício, regularmente, reduziu o risco de desenvolver este tipo de demência em 45%. 

Leia Também: Alzheimer. Três vacinas comuns podem ajudar a prevenir esta doença

Tendo isto em conta, Paul Matthews, diretor do departamento de ciências do cérebro da Imperial College e diretor do Instituto de Investigação da Demência do Reino Unido, citado no mesmo meio de comunicação, fez uma lista com hábitos que ajudam a diminuir significativamente o risco. 

1- Faça exercícios de respiração

Sim, exercícios de respiração podem ajudar e, em maio, investigadores, na Califórnia, Estados Unidos, estudaram mais 100 pessoas e descobriram que fazer estes tipo de exercícios, todos os dias, ao longo  de 20 minutos, ajuda a reduzir o risco desta doença. Segundo o especialista, "os pulmões são muito importantes para ativar células imunitárias que podem viajar para o cérebro, algo que capaz de afetar as suas funções". 

2- Tenha cuidado com os olhos

Então, "a visão não causa diretamente alterações no cérebro, mas as deficiências agravam os sintomas de declínio cognitivo precoce", explica. Para quem foi diagnosticado com demência, geralmente, os problemas na visão são capazes de piorar drasticamente os sintomas da doença, acrescenta.

Leia Também: Passar muitas horas sentado aumenta o risco de demência, diz estudo

3- Tenha uma vida social ativa 

Todos "os dados disponíveis mostram uma relação entre uma maior resistência à demência e uma maior interação social", explica. Cientistas ainda não sabem explicar a relação, mas, realmente, o assunto "surge repetidamente em investigações".

Além disso, os indivíduos que são mais felizes parecem ter menos hipóteses de sofrer de declínio cognitivo precoce ou, pelo menos, apresentam sintomas menos graves, algo que "mais uma vez,  pode estar relacionado com a interação social". 

"Por isso, é muito importante que as pessoas sejam ativas nos seus grupos sociais e com a sua família", conclui. 

4- Faça exercício regularmente 

"Pessoas idosas devem contactar o seu médico sobre qualquer plano de exercício, mas qualquer quantidade de exercício regular é benéfica. Não existe uma dose específica, mas normalmente 20 minutos por dia para as pessoas mais velhas faz uma diferença real", afirma. 

Explica ainda que todos os tipos de exercícios independentemente da intensidade ajudam. Basta que façam aumentar ligeiramente o batimento cardíaco. Recomenda caminhadas e natação. 

Leia Também: Oito mudanças simples que ajudam a proteger o seu cérebro

5- Faça exercícios com pesos e aeróbicos 

"O melhor programa de exercício físico deve combinar uma grande quantidade de exercício aeróbico, como a corrida ou a natação, com algum exercício estático que que aumenta a massa muscular, como o treino com pesos", confirma. 

"Quanto maiores forem os músculos, mais ajudarão a proteger o corpo dos efeitos negativos das gorduras más e do açúcar. O exercício aeróbico é importante para aumentar a aptidão cardiovascular, o que também ajuda o cérebro."

Leia Também: Novo teste prevê o risco do tipo de demência mais comum

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório