Meteorologia

  • 15 JULHO 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 26º

Alzheimer. Três vacinas comuns podem ajudar a prevenir esta doença

São utilizadas contra doenças como o tétano, a difteria, o herpes zoster e pneumonia.

Alzheimer. Três vacinas comuns podem ajudar a prevenir esta doença
Notícias ao Minuto

09:32 - 19/09/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

De acordo com uma investigação, feita no Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Texas, em Houston, nos Estados Unidos, existem três vacinas que combatem doenças comuns como o tétano, a difteria, o herpes zoster e a pneumonia, e que são capazes de reduzir o risco de desenvolver a doença de Alzheimer.

Leia Também: Cinco sintomas de Alzheimer que pode estar a ignorar

Para este estudo, os investigadores analisaram dados de adultos mais velhos - 65 anos ou mais - que não apresentavam sinais de demência, explicam os investigadores, citados no site StudyFinds.

Todos foram divididos e, assim, os cientistas criaram grupos de vacinados e de não vacinados, ao longo de oito anos, concentrando-se em três vacinas: Tdap/Td (para tétano, difteria e tosse convulsa), HZ (para herpes zoster) e pneumocócica (para pneumonia e outras infeções relacionadas).

Com estas informações descobriram que os indivíduos que receberam a vacina Tdap/Td tinham um risco 30% menor de sofrer com esta doença. Já quem recebeu a vacina contra o HZ registou uma redução de 25% do risco. Por último, as pessoas que tomaram a vacina pneumocócica registaram uma redução de 27%. 

Leia Também: Passar muitas horas sentado aumenta o risco de demência, diz estudo

Para justificar as descobertas, a equipa "coloca a hipótese de as vacinas poderem melhorar a capacidade do sistema imunitário para combater as proteínas tóxicas associadas a esta doença ou reduzir os danos causados às células cerebrais saudáveis". 

Aliás, o coautor do estudo, observou que as vacinas, ao mesmo tempo que protegem contra infeções específicas, podem também reduzir a inflamação cerebral, algo que pode ser um precursor da doença de Alzheimer.

Leia Também: Esta dieta pode trazer vários benefícios a doentes com Alzheimer

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório