Anda a negligenciar o seu 'Monte de Vénus'? Não devia...

Isabel Hermenegildo, especialista em ginecoestética e presidente da comissão de ginecoestética da Sociedade Portuguesa de Medicina Estética, assina este artigo de opinião.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
13/07/2023 06:00 ‧ 13/07/2023 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Artigo de opinião

Adorado pelos homens, mas muitas vezes odiado pelas mulheres. Assim é o 'Monte de Vénus', mais corretamente chamado de monte pubiano.

Trata-se da zona de gordura entre o abdómen e o clitóris, e tem como função proteger o osso pubiano, pois reduz o impacto durante a relação sexual. Mas apesar da sua função prática, pode ser bastante incomodativo para a mulher, quer do ponto de vista da beleza do corpo humano, mas também porque pode comprometer certas atividades sociais.

Leia Também: Viver com insuficiência cardíaca. Um testemunho na primeira pessoa

A gordura na região da púbis é difícil de controlar com uma dieta equilibrada e exercício físico. Por vezes, mulheres que perdem muito peso ou no pós-gravidez podem acumular excesso de pele naquela zona, o que torna ainda mais evidente o monte de vénus.

Com o passar dos anos tornou-se moda a depilação total, o que também contribuiu para evidenciar a zona, que antes estava mais encoberta. Os tipos de roupas acabam por ter também um papel preponderante no destaque da região pubiana. Biquinis, roupa de ginásio mais apertada ou calças justas deixam à mostra as formas do corpo, até aquelas que gostaríamos de ocultar, o que pode causar incómodo e constrangimento.

Leia Também: Pais que tratam os filhos por 'você'. A opinião de uma psicóloga

Por isso mesmo, a forma mais eficaz de diminuir o tamanho do monte de vénus é através da cirurgia de lipoaspiração. O nome mastectomia é cada vez mais popular desde que as mulheres começaram a preocupar-se com o monte de Vénus. Através de cânulas muito finas e precisas, consegue-se quebrar o tecido adiposo e eliminar as células de gordura, obtendo resultados imediatos.

As cicatrizes são mínimas e ficam imperceptíveis na maior parte dos casos. Além destas vantagens, trata-se de um procedimento que dura menos de uma hora e é feito em regime ambulatório, com sedação, podendo a mulher recuperar em casa rapidamente.

Leia Também: Assustador! Estas pessoas estão em risco superior de morte prematura

Como em todos os procedimentos cirúrgicos, poderá existir algum desconforto, inchaço e hematomas, que desaparecerão passados poucos dias. Ainda assim, é possível regressar ao trabalho no dia seguinte, desde que não haja esforço físico naquela zona. A mulher poderá retomar a sua vida sexual cerca de um mês após o procedimento, sendo que poderá variar de caso para caso. O mesmo é válido para o exercício físico.

Durante esse mês de recuperação é aconselhável o uso de cuecas de compressão, para ajudar a preservar os pontos e evitar as fibroses. O 'Monte de Vénus' é das regiões mais femininas da mulher e deve contribuir para exaltar a sua sensualidade, não devendo por isso ser negligenciado apenas porque está menos exposto.

Leia Também: Continua a guardar os fármacos assim? Olhe que não devia... É perigoso

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas