Meteorologia

  • 21 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 24º

Continua a guardar os fármacos assim? Olhe que não devia... É perigoso

Pode estar a comprometer a eficácia dos medicamentos.

Continua a guardar os fármacos assim? Olhe que não devia... É perigoso
Notícias ao Minuto

08:20 - 12/07/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Medicamentos

Está lançada a discussão. Recentemente, um utilizador da rede social Twitter afirmou que só se lembra de tomar os medicamentos quando estes estão guardados num organizador semanal. Mas será esta a forma correta de armazenar os fármacos?

Leia Também: Não consegue fazer o 'número dois'? Então, esta dica é para si

Para o professor de farmácia Tarcísio Palhano, representante do Conselho Federal de Farmácia, do Brasil, retirar os comprimidos da embalagem original é errado. Pode até comprometer a eficácia dos fármacos. "As bulas apresentam sempre indicações de como os medicamentos devem ser conservados e muitas vezes não nos damos conta da importância disso. Mas retirar o produto da embalagem ou não respeitar a sua conservação pode acabar por gerar até subprodutos tóxicos para quem o usa", explica ao jornal Metrópoles.

"As embalagens são feitas a pensar em cada produto. (...) Por isso, o ideal é evitar o uso de organizadores", defende. Admite, ainda assim, que "é inegável que o organizador aumenta a adesão ao tratamento, (...) mas o ideal é conversar com o farmacêutico e com o médico para saber como organizar" o medicamento. 

Leia Também: 'Oops'! Cheiro fortíssimo a suor? Experimente esta dica improvável

O ideal, segundo o médico, é manter o medicamento na sua embalagem original e, se necessário, programar alarmes. Se não resultar, pode optar por organizadores de comprimidos, desde que não haja contraindicações expressas nas embalagens.

Não deve misturar diferentes fármacos sem consultar os farmacêuticos, nem descartar a embalagem original. É essencial para saber o prazo de validade do produto. 

Também não deve partir comprimidos ao meio, sobretudo se forem revestidos, ou tomá-los com a ajuda de um líquido que não seja água. Mais: entre outras coisas, não deve manter os comprimidos na casa-de-banho por ser um ambiente excessivamente húmido. 

Leia Também: Guillain-Barré. Os sintomas da doença que está a matar no Peru

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório