Reparou que dorme sempre com a boca aberta, mas ainda não conseguiu entender o que está a causar o problema? De acordo com Steven Park, um cirurgião com especialidade em medicina do sono, entrevistado na CNN internacional, existe uma longa lista de justificações. Qual é a mais comum? Estar com o "nariz entupido".
Algo que muitas vezes é uma consequência de alergias ou desvio de septo. Além disso, "muitos medicamentos também podem causar congestão nasal", acrescenta o médico. Todos agravam-se quando nos deitamos.
Leia Também: Não coma isto antes de ir dormir (pode fazer com que tenha pesadelos)
Porquê? "Geralmente, quando nos deitamos, os vasos sanguíneos no interior do nariz enchem-se de sangue" e o fluxo de sangue provoca inchaço e constrição, explica. Por isso, se não consegue respirar pelo nariz, o mais provável é que abra a boca para respirar. Algo que desencadeia um ciclo.
Muitos acham que isto faz com que respire em condições, "mas na realidade acontece o contrário", já que ao abrir os maxilares faz com que a língua caia para trás, obstruindo as vias respiratórias. Ou seja, mesmo que não se tenha apneia do sono, ou se tenha uma apneia do sono ligeira, abrir a boca faz com que seja pior.
Leia Também: O truque simples que vai ajudá-lo a dormir quando está (muito) calor