Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 37º

A pele tem memória. É isto que deve fazer para evitar doença grave

Na prevenção é que está o ganho. Por isso, a Deco Proteste ensina-o a 'ler' os sinais.

A pele tem memória. É isto que deve fazer para evitar doença grave
Notícias ao Minuto

06:00 - 05/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Cancro da pele

O verão está à porta e nas últimas décadas a incidência de cancros da pele tem vindo a aumentar em Portugal. Um terço dos cancros de pele diagnosticados mundialmente, é do tipo não melanoma, um tipo de cancro mais comum em peles claras, que aparecem principalmente em zonas do corpo expostas ao sol (os mais frequentes são o carcinoma espinocelular, que surge no topo da epiderme, e o carcinoma basocelular, que atinge as células mais profundas).

Já o melanoma (que se desenvolve nos melanócitos, ou seja, nas células que produzem a melanina), tem menor incidência, mas é bastante mais agressivo, podendo rapidamente afetar outros órgãos. Em ambos os casos, a prevenção é a solução e os gestos mais simples podem salvar vidas.

Leia Também: E se lhe dissessem que a solução era reaprender a respirar?

A pensar nisso, a Deco Proteste promove o 'Guia ABCDE' que ensina os consumidores, de forma simples, a 'ler' os seus próprios sinais, sardas, manchas, imperfeições que entretanto apareceram na pele ou até feridas que não cicatrizam.

Cuidados a ter com o sol

A pele tem memória da exposição solar a que foi sujeita e, por isso, a prevenção deve começar nos primeiros anos de vida. Siga estes conselhos:

  • Usufrua da sombra: entre as 11 e as 16 horas, a fase do dia em que os raios ultravioleta são mais intensos, mantenha-se à sombra, sempre que possível;
  • Proteja-se com roupa: há tecidos que bloqueiam os raios ultravioleta. Não obstante, é sempre bom usar mangas compridas, calças, chapéu de abas largas e óculos de sol.
  • Use protetor solar: antes de sair de casa aplique um produto com, pelo menos, um fator de proteção solar de 30 - mesmo em dias nublados, e especialmente em zonas do corpo a descoberto como o rosto, a parte superior dos pés e das mãos, o pescoço e as orelhas;
  • Se praticar atividades aquáticas: renove o protetor solar a cada duas horas ou antes, se mergulhar ou transpirar muito. No rosto, um adulto deve utilizar o equivalente a uma colher de chá. No corpo, deve aplicar uma quantidade correspondente a seis colheres de chá;
  • Seja na neve, na água ou na areia: estas superfícies refletem os raios solares, pelo que deve ter especial cuidado com a pele.

Leia Também: Acha mesmo que sabe tudo sobre prevenção do cancro do pulmão?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório