Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)

Cancro, doenças pulmonares e diabetes estão entre as patologias que podem ser evitadas ou controladas com bons hábitos de saúde oral.

Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)
Notícias ao Minuto

13:28 - 11/05/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde oral

A saúde oral é muitas vezes deixada de lado por se considerar que serve apenas para tornar os sorrisos bonitos. Contudo, mais do que ter um sorriso bonito, é essencial ter um sorriso saudável.

"É então essencial incluir na rotina diária hábitos de escovagem e utilização de fio dentário e elixir bocal, assim como visitas regulares a especialistas, para prevenir doenças orais e sistémicas. A saúde está em primeiro lugar e, muitas vezes, pode começar num sorriso", afirma Khaled Kasem, especialista e chefe de ortodontia da Impress, citado em comunicado.

Leia Também: O leitor perguntou: Pessoas com nevos podem fazer tratamentos com laser?

Assim, e no mês em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, desvenda algumas doenças que podem ser evitadas ou controladas com uma saúde oral cuidada:

1- Cancro oral

"Embora muitas vezes associada ao uso de tabaco e álcool, esta doença, - que pode afetar partes diversas como a língua, lábios, gengivas, bochechas e garganta-, pode efetivamente ser causada por infeções virais ou bacterianas na boca. No entanto, o diagnóstico do cancro oral pode ser evitado ou antecipado com uma saúde oral cuidada, visitas regulares ao dentista e com hábitos saudáveis como não fumar ou beber com moderação."

2- Endocardite bacteriana

"A endocardite bacteriana é uma infeção das válvulas cardíacas, geralmente motivada por bactérias que entram na corrente sanguínea. Para prevenir esta doença, é essencial escovar os dentes com frequência e usar fio dentário, uma vez que estas pequenas ações ajudarão a reduzir a quantidade de bactérias na boca e, consequentemente, o risco de infeção."

Leia Também: Coma estes alimentos para dizer adeus à celulite - de uma vez por todas!

3-Doença pulmonar

"Hábitos de higiene oral debilitados podem contribuir para o desenvolvimento de infeções pulmonares, como pneumonia e bronquite. Isto acontece porque as bactérias que proliferam na boca se podem espalhar pelos pulmões através da inalação."

4- Diabetes

"As pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver doenças gengivais e outras infeções orais, pelo que devem ter especial atenção à saúde da sua boca. Sendo assim, é essencial que as mesmas visitem regularmente o dentista e tenham especial atenção à higiene oral, para manter a glicemia sob controle e ajudar a prevenir doenças orais com capacidade de piorar a diabetes."

5- Doenças renais

"Apesar de poucas vezes associadas, a saúde oral deficiente pode influenciar negativamente pessoas com doenças renais crónicas, uma vez que as mesmas podem ser agravadas pelas infeções orais. Ora, sendo assim, pessoas com doenças renais crónicas, em especial quando já se encontram num estado avançado, devem ter especial atenção aos cuidados orais, nomeadamente, à escovagem e uso de fio dentário tendo em vista a prevenção e redução do risco de complicações renais."

Leia Também: Não desvalorize o sangramento das gengivas. Eis o que deve saber

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório