No geral, o corrimento vaginal é algo normal, e saudável, já que se trata de um fluido, composto em grande parte por água. Além disso, contém boas bactérias que ajudam a manter o equilíbrio do pH da vagina e proteger contra infeções, explica o Huffpost, agregador de blogues.
É também uma forma natural de remover as bactérias más e as células mortas do revestimento da vagina, o que mantém a área limpa e saudável.
Aliás, essas "secreções limpam naturalmente a vagina, assim como a saliva o faz na boca ou as lágrimas nos olhos", explica, ao Huffpost, Sherry Ross, ginecologista e obstetra.
Leia Também: O sintoma na boca que se manifesta durante a menstruação
O corrimento vaginal normal é geralmente de cor clara ou branca e quase não tem cheiro. A cor varia ligeiramente quando seca nas cuecas e até se pode tornar mais amarelada. Se tiver "algum cheiro, não deve ser desagradável", acrescenta médico Charis Chambers.
Felizmente, os médicos explicaram em que situações o corrimento é um motivo de alerta, que requer uma visita a um especialista e até medicação.
Corrimento espesso, com pedaços, branco ou amarelo
Com estas cores e consistências, o corrimento pode ser um sintoma de uma infeção fúngica, e está associado frequentemente "a uma maior quantidade de secreção, assim como irritação vulvovaginal, comichão e vermelhidão", diz Charis Chambers.
Leia Também: Menstruação mais forte do que o normal? Conheça algumas das razões
Corrimento fino cinzento ou branco com odor semelhante a peixe
Esta descrição pode ser um sinal de vaginite bacteriana, uma condição comum e causada por um desequilíbrio das bactérias encontradas, naturalmente, na vagina. "O maior desconforto, neste caso, costuma ser a quantidade e o odor do corrimento", explica o médico. Também pode ser um sinal de tricomoníase, uma infeção sexualmente transmissível comum, mas curável.
Corrimento grosso, amarelo e verde
Quando o corrimento tem estas cores é, muitas vezes, sintoma de uma infeção sexualmente transmissível, como gonorreia ou clamídia. Também está associado a "um odor fétido ou dor ao urinar", diz Chambers, acrescentando que "muitas infeções bacterianas são assintomáticas".
Corrimento castanho ou com sangue
Muitas mulheres têm corrimento desta cor após a menstruação ou até mesmo depois. Isto não é motivo de preocupação, explica o Huffpost, citando Pamela D. Berens, que deu uma entrevista à Women's Health, revista internacional.
Mas se o corrimento com estas cores aparecer noutras épocas do mês ou for atípico, o melhor é mesmo ir ao médico, já que pode estar relacionado com uma infeção vaginal, síndrome do ovário poliquístico, pólipos uterinos ou outros problemas. Também é, algumas vezes, sinal de gravidez, aborto espontâneo ou gravidez ectópica.
Leia Também: Viagens podem afetar a menstruação. Conheça as razões