Com esta receita de tofu até vai esquecer que a carne existe

Ninguém vai conseguir resistir.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
02/12/2022 20:01 ‧ 02/12/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Receitas

Tofu é uma ótima opção quando não se quer comer carne ou até mesmo outros alimentos provenientes de animais. Mas não é só um ingrediente utilizado pelos vegetarianos e vegan. Aliás, em receitas como esta, partilhada na BBC Good Food, revista gastronómica, até os mais carnívoros se vão tornar fãs. 

Ingredientes: 
4 colheres de sopa de molho de soja com baixo teor de sal
2 colheres de sopa de açúcar mascavado
1 pitada de gengibre em pó
2 colheres de sopa de mirin ou vinagre de arroz
3 colheres de óleo de sésamo
350g de tofu firme (ver dica abaixo) cortado em fatias grossas
½ colher de sopa de óleo
2 curgetes, cortadas, na horizontal, em tiras
200g de brócolos
Sementes de sésamos, para servir

Leia Também: Receita extra rápida de mini quiches de micro-ondas

Modo de preparação: 
1- Misture o molho de soja, o açúcar mascavado, o gengibre e o mirin ou o vinagre de arroz, uma colher de chá de óleo de sésamo e pincele sobre as fatias de tofu. Coloque-as num prato grande e raso e despeje, por cima, a marinada que sobra. Coloque no frigorífico durante, pelo menos, uma hora.
2- Aqueça a churrasqueira até que as brasas fiquem brancas ou aqueça uma frigideira. Misture o que resta do óleo de sésamo, com o óleo e pincele as fatias de curgete e brócolos. Cozinhe (ou grelhe) sobre as brasas, durante sete a 10 minutos, ou até que estejam macios e, a seguir, coloque tudo de lado, mantendo o tofu quente. 
3- Depois cozinhe as fatias de tofu, em ambos os lados, sobre as brasas, durante cinco minutos, se estiver a usar uma frigideira espere até que fiquem castanhos e crocantes nas bordas. Sirva o tofu sobre uma cama de legumes com a restante marinada e espalhe por cima as sementes de sésamo.

Leia Também: Os cinnamon rolls saudáveis que pode repetir as vezes que quiser

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas