Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

O teste de 30 minutos que pode detetar demência muitos anos antes

Pode ser uma ajuda para começar os tratamentos mais cedo.

O teste de 30 minutos que pode detetar demência muitos anos antes
Notícias ao Minuto

12:23 - 26/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Um novo estudo do Medical Research Council, que contou com o apoio do  Cambridge Biomedical Research Center, no Reino Unido, concluiu que existe um teste pode detetar demência quase uma década antes dos primeiros sintomas aparecerem.

Leia Também: Conseguir baixar a pressão arterial pode reduzir risco de demência

A pesquisa juntou mais de 500 mil pacientes entre os 40 e os 69 anos. Todos foram submetidos a testes de lógica para perceber como estavam as habilidades cognitivas, os tempos de reação e a forma como recebiam as informações.

"O declínio cognitivo e funcional é detetável muitos anos antes do diagnóstico em todas as principais demências e doenças neurodegenerativas", refere Timothy Rittman, um dos principais autores do estudo.

“O teste avalia a memória de curto prazo e o raciocínio lógico, que são domínios-chave da capacidade cognitiva”, explica o médico James Giordano. “As perguntas são mais extensas do que num exame básico do estado mental. Abordam vários domínios da memória e elementos-chave da tomada de decisões.”

Ainda assim, quem teve uma pontuação mais baixa nos vários testes não revela logo que venha a ter demência. “Mesmo alguns indivíduos saudáveis ​​irão naturalmente ter pontuações mais baixas. Encorajamos qualquer pessoa que tenha alguma preocupação ou perceba que sua memória está a piorar, a falar sempre com seu médico.”

Este exame deve ser usado com prudência. “As pessoas devem discutir o significado e o valor dos resultados com um médico especialista.”

Leia Também: Idosos que passam mais tempo a ver televisão têm maior risco de demência

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório