Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Conseguir baixar a pressão arterial pode reduzir risco de demência

É a conclusão de um estudo que analisou 28 mil pessoas.

Conseguir baixar a pressão arterial pode reduzir risco de demência
Notícias ao Minuto

09:31 - 26/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Já foram encontradas muitas ligações entre pressão arterial alta e diferentes problemas de saúde. Recentemente, foi também publicado um novo estudo, onde se afirma que a redução da pressão arterial diminui o risco de demência.

Para este estudo, publicado na revista científica European Heart Journal, foram analisadas 28 mil pessoas, oriundas de vários países, com uma idade média de 69 anos e histórico de pressão arterial alta. Após a primeira análise, os investigadores voltaram a examinar os participantes, quatro anos depois. 

Leia Também: Cinco dicas para baixar a pressão arterial rapidamente

Algo que foi necessário porque, segundo Ruth Peters, líder do programa de investigação de demência da Global Brain Health Initiative do George Institute, na Austrália, embora existam vários estudos que analisaram os benefícios para a saúde da diminuição da pressão arterial, muitos não exploram a sua ligação com a demência. Acrescentando que nenhum usou, até agora, um "design confiável controlado por placebo", explica a StudyFinds, plataforma especializada na divulgação de estudos científicos.

Com o novo estudo, "descobrimos que havia um efeito significativo do tratamento na redução do risco de demência associada a uma redução sustentada da pressão arterial nessa população mais velha", explica a investigadora. Além disto, os resultados demonstraram que esta ligação é real e se comprova com todo o tipo de tratamentos. 

No entanto, segundo os investigadores, é necessário continuar a estudar este fenómeno, para se conseguirem desenvolver respostas clínicas mais eficazes. 

Leia Também: Pressão arterial alta pode acelerar declínio cognitivo, diz estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório