Em 2017, investigadores portugueses já tinham ajudado a desenvolver uma aplicação para detetar sinais de Parkinson. Mais recentemente, na Austrália, está a ser criada uma nova app com o mesmo fim. O objetivo é identificar a doença apenas através da voz.
Leia Também: Parkinson. Os sinais menos conhecidos a que deve estar atento
Segundo o portal New Medical & Life Sciences, por norma o diagnóstico de Parkinson é feito com uma avaliação neurológica que pode levar até 90 minutos.
Esta aplicação desenvolvida na RMIT University recorre a um sistema de inteligência artificial para o conseguir em apenas 10 segundos através da voz.
O telemóvel grava o som do paciente e depois informa se existem sinais da doença. O objetivo passa por detetar a patologia de forma precoce. Dinesh Kumar, um dos responsáveis pela app, explicou que desenvolveu um teste semelhante para a Covid-19. Aqui tenciona perceber se seria necessária hospitalização.
“Como parte do nosso estudo, usamos gravações de voz de pacientes com Parkinson e um grupo controlado de pessoas saudáveis dizendo três sons – A, O e M – que é semelhante ao canto de meditação hindu”, explicou Kumar.
"Devido às grandes diferenças nas vozes das pessoas, a doença pulmonar é difícil de reconhecer nos estágios iniciais", continua.
A aplicação ainda não está disponível para ser usada. Neste momento estão à procura de um parceiro comercial. Está também a ser programado um ensaio clínico de maiores dimensões no próximo ano.
Leia Também: Os exercícios que podem diminuir o risco de Parkinson