Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Parkinson. Os sinais menos conhecidos a que deve estar atento

Tenha atenção a estes sintomas.

Parkinson. Os sinais menos conhecidos a que deve estar atento
Notícias ao Minuto

08:33 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Doenças neurológicas incapacitantes

O Parkinson é uma doença neurodegenerativa que afeta sobretudo o sistema motor. Existem vários sinais a que deve estar alerta e não apenas ao mais comum tremer de mão. O apresentador inglês Jeremy Paxman foi diagnosticado com a doença. Devido ao novo documentário ‘Paxman: Putting Up With Parkinson's’, o The Independent falou com um médico especialista para perceber alguns dos sintomas menos conhecidos.

Leia Também: Os exercícios que podem diminuir o risco de Parkinson

“Existem mais de 40 sintomas, desde dores, a insónia e ansiedade”, explica Rowan Wathes, da Parkinson’s Excellence Network, do Reino Unido. “As experiências das pessoas com esta doença podem variar e nem todos apresentam estes sinais ao mesmo tempo.”

Além do tremor nas mãos, Rowan Wathes fala de outros sintomas que deve ter em conta para identificar Parkinson.

Rigidez no corpo

A rigidez nos músculos acaba por afetar o movimento de várias maneiras. “Algumas pessoas com Parkinson podem ter dificuldades para se virar, sair de cadeiras e até dar uma volta na cama”, explica. “Tarefas simples podem tornar-se muito mais difíceis, como apertar botões, ou escrever.”

Movimentos mais lentos

“As tarefas diárias que damos como garantidas, como pagar as compras ou abrir um pacote de comida, podem acabar por levar mais tempo. A coordenação é bastante afetada."

Diminuição do olfato

“Algumas pessoas percebem que o olfato, especialmente quando se trata de comidas familiares ou favoritas, desapareceu. Às vezes pode começar anos antes de outros sintomas se desenvolverem."

Alteração nos músculos faciais

“Isso pode acontecer mesmo que os pacientes estejam realmente a ter uma forte emoção. O termo médico é hipomímia. A terapia da fala e da linguagem ajudar alguns dos doentes.”

Alucinações

“Muitas pessoas com Parkinson dizem que têm alucinações em algum momento. Acaba por ser um sintoma próprio desta doença ou de outra condição, como a demência.”

Dificuldade em comer

“Doentes com Parkinson podem tossir quando comem ou bebem. Pode também ser difícil manter comida ou bebida na boca. Mastigar alimentos demora mais e algumas pessoas têm dificuldade em abrir a boca.”

Leia Também: Detetar Parkinson através do olfato? Sim, é possível!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório