Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Cães conseguem detetar stress ao cheirar suor e respiração humana

É a conclusão de um experiência feita por investigadores irlandeses.

Cães conseguem detetar stress ao cheirar suor e respiração humana
Notícias ao Minuto

10:39 - 29/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Os cães sempre foram conhecidos como os melhores amigos do homem e um novo estudo veio reforçar ainda mais esta ideia. Investigadores, na Irlanda, descobriram que os cães conseguem detetar stress ao cheirar suor e respiração humana. 

Para o estudo, publicado na revista científica Plos One, foram recolhidas amostras de suor e respiração de 36 pessoas antes e depois de resolverem um problema matemático.

Além disto, os participantes também registaram os seus próprios níveis de stress, antes e após a conclusão da tarefa. Apenas foram utilizadas amostras com pressão arterial e frequência cardíaca altas.

Leia Também: Parvovírus. Saiba tudo sobre a infeção que matou dezenas de cães

Depois, quatro cães, chamados Treo, Fingal, Soot e Winnie, diz o canal itv, foram incentivados a cheirar três latas com odores distintos. Foram realizados, no total, 700 testes e em 650 os animais conseguiram identificar, com sucesso, qual era a amostra de suor ou respiração correspondente à pessoa com os mais altos níveis de stress. 

Segundo a equipa, composta por investigadores da Queen's University Belfast, no Reino Unido, estas descobertas podem ajudar a treinar melhor os cães de serviço e terapia. 

Leia Também: Dicas que ajudam a adaptar a alimentação dos cães

"As descobertas mostram que nós, como humanos, produzimos cheiros diferentes através do suor e da respiração quando estamos stressados e os cães podem distinguir isso do nosso cheiro quando relaxados – mesmo que seja alguém que eles não conhecem", afirma Clara Wilson, estudante de doutoramento na Faculdade de Psicologia da Queen's University Belfast, e autora principal do estudo, ao itv. 

A investigadora acrescenta ainda que este estudo é uma forma de demonstrar que os "cães não precisam de sinais visuais ou de áudio para captar o stress humano".

Leia Também: Cães choram de alegria quando se reencontram com os donos, aponta estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório