Meteorologia

  • 01 FEVEREIRO 2023
Tempo
12º
MIN 5º MÁX 14º

Parvovírus. Saiba tudo sobre a infeção que matou dezenas de cães

É transmitida apenas por animais e causa problemas nos intestinos. O surto nos Estados Unidos provocou a morte a mais de 30 animais.

Parvovírus. Saiba tudo sobre a infeção que matou dezenas de cães
Notícias ao Minuto

09:12 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais

Começou por ser uma doença misteriosa, mas já foi identificada. Dezenas de cães morreram nos Estados Unidos, em Michigan, depois de apresentarem sintomas como diarreia e vómitos. O parvovírus foi o responsável por causar as indisposições e os consequentes óbitos. Mas, afinal, que vírus é este?

Leia Também: EUA. Vírus 'mistério' está a matar dezenas de cães no Michigan

Parvovírus. É algo novo ou já tinha sido identificado?

Apesar de ao início não se perceber o que estava a matar dezenas de cães na zona de Michigan, este vírus já é conhecido. É também chamado de parvovírus canino tipo 2 e o responsável por causar a parvovirose. Está espalhado um pouco por todo o mundo e provoca várias mortes todos os anos.

Os primeiros testes de diagnóstico feitos em Michigan deram negativo para este vírus. Dias mais tarde, análises de laboratório confirmaram mesmo que se tratava do parvovírus.

Quais são os sintomas?

Vómitos, diarreia com sangue e perda de apetite foram alguns dos sintomas identificados nestes recentes casos dos Estados Unidos. Também a febre é outro dos sinais a ter em conta.

E como é que se transmite? Também pode chegar aos humanos?

É um vírus transmitido apenas de cão para cão, pelo contacto direto, não passa para humanos. Na maioria das vezes, a transmissão é feita através de fezes infetadas. Também pode acontecer depois do contacto com objetos e água contaminadas.

Todos os cães podem apanhar? Qual é a melhor forma de prevenir? 

Sim, todos os cães podem ficar doentes com o parvovírus. Os casos mais graves, como os que aconteceram em Michigan, levaram a graves hemorragias internas nos animais. Não existe uma vacina específica. É a vacinação normal que irá proteger o animal deste vírus. É mesmo a melhor forma de prevenir a parvovirose.  Este surto nos Estados Unidos aconteceu em animais com menos de dois anos.

Existe algum tratamento eficaz? Tem cura? 

Como outros vírus, não existe uma cura específica. Em causa está sempre a resposta de cada sistema imunológico. Nesse caso a vacinação em dia é um dos pontos a ter em conta para o não ficar infetado. Podem ser dados antibióticos, por exemplo, sempre com acompanhamento do veterinário, claro.

“As taxas de sobrevivência aproximam-se dos 90% quando dado o tratamento adequado com a devida resposta do sistema. Grande parte das mortes causadas pelo parvovírus acontecem entre 48 e 72 horas após a infeção”, explicou Kim Dodd, do laboratório veterinário da universidade de Michigan.

Leia Também: Dicas que ajudam a adaptar a alimentação dos cães

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório