Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Dicas que ajudam a adaptar a alimentação dos cães

A nutrição é um aspeto fundamental que contribui para a saúde dos cães em todas as fases das suas vidas, especialmente na fase de crescimento, quando o desenvolvimento é crítico.

Dicas que ajudam a adaptar a alimentação dos cães
Notícias ao Minuto

07:49 - 26/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia do Cão

A importância de uma alimentação equilibrada para uma boa saúde dos nossos melhores amigos é um facto sabido por todos. E são conhecidas também, as responsabilidades acrescidas quando é tomada a decisão de incorporar um animal de estimação na nossa vida.

Um espaço adequado e adaptado, cuidados de saúde, passeios diários, muita brincadeira, e claro, o direito a uma boa alimentação que proporcione todas as necessidades nutricionais que o cão precisa para crescer e se manter saudável.

À medida que os cachorros vão crescendo, vivem mudanças importantes, tais como o desenvolvimento do seu esqueleto, músculos, sistema imunitário e capacidade cognitiva e estas alterações ocorrem em momentos diferentes durante o crescimento. Pelo que, necessitam de um alimento que se adapte a todas estas mudanças e os apoie do ponto de vista nutricional para contribuir para um crescimento saudável.

Leia Também: As 30 raças de cães com a maior esperança de vida

Neste sentido, Thierry Correia, médico veterinário da Royal Canin, reforça, no Dia do Cão, que se assinala a 26 de agosto, deixa cinco dicas:

1- Nas primeiras semanas, o seu cérebro não está completamente desenvolvido, nem os seus sentidos. Uma fórmula enriquecida com ácidos gordos ómega-3 será a chave para promover um desenvolvimento cognitivo e cerebral adequado;

2- Durante os primeiros meses o seu sistema imunitário ainda é imaturo e deve cumprir a sua função de os proteger contra vários agentes infeciosos e parasitas. Uma solução nutricional rica em antioxidantes pode ajudar no desenvolvimento de um sistema imunitário saudável e melhorar os níveis de anticorpos vacinais;

3- O seu sistema digestivo é também imaturo, e por isso necessita ser ajudado com alimentos de elevada digestibilidade e probióticos para promover uma microbioma e uma digestão saudável;

4- O seu esqueleto ainda se está a formar, pelo que necessita de um alimento com teores adaptados de cálcio e fósforo, bem como de proteínas para um desenvolvimento muscular adequado;

5- O tamanho que o nosso cão atinge na sua fase adulta também vai condicionar a alimentação que devemos dar-lhe na fase de crescimento. Por exemplo, no caso de cães de tamanho gigante (>45 kg), que atingem a fase adulta muito mais tarde do que os cães pequenos, médios e grandes, é importante fornecer uma dieta com níveis de energia adaptados ao seu crescimento mais sustentado para garantir o desenvolvimento correto da sua estrutura óssea e corporal.

O papel do médico veterinário

A fase de crescimento do cachorro é um momento crucial no seu desenvolvimento e tem um impacto direto na saúde futura destes animais de estimação. É por isso que o médico veterinário tem um papel fundamental como pediatra destes animais, acompanhando e aconselhando nas consultas pediátricas. A saúde, nutrição, educação, socialização e prevenção são algumas das questões a serem consideradas nas consultas regulares durante esta fase de desenvolvimento.

A monitorização contínua durante esta fase permitirá que o animal se desenvolva adequadamente. "Um dos fatores chave no aconselhamento do médico veterinário é tudo o que diz respeito à nutrição, que nesta fase de crescimento fará toda a diferença para a sua saúde e desenvolvimento a longo prazo."

Nesse sentido, a Royal Canin apresenta o seu programa de crescimento para cachorros e gatos, com soluções nutricionais específicas para cobrir toda a fase de crescimento. "Nutrição feita à medida, baseada na ciência e inovação e desenvolvida pelo seu departamento de I&D em colaboração com médicos veterinários. Uma resposta às necessidades nutricionais desta fase de crescimento: promovendo um sistema imunitário forte, suportando o seu microbioma e contribuindo para o desenvolvimento cerebral adequado."

Leia Também: Cães choram de alegria quando se reencontram com os donos, aponta estudo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório