Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
30º
MIN 15º MÁX 31º

Dores fortes e sem explicação aparente podem ser sinal de ansiedade

Engana-se quem acha que a ansiedade não se manifesta através de sintomas físicos.

Dores fortes e sem explicação aparente podem ser sinal de ansiedade
Notícias ao Minuto

19:00 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Ter dores agudas e sem explicação aparente é algo que acontece a muitas pessoas que sofrem de ansiedade. O jornal britânico Metro falou com especialistas para entender porque é que isto acontece e quais são as melhores formas de lidar com a situação. 

Primeiro é essencial saber que estas dores podem ser um sintoma isolado ou anteceder, acompanhar ou proceder outros relacionados com ansiedade. Podem manifestar-se sempre no mesmo local ou migrar pelo corpo. Além disto, a sua intensidade pode variar, diariamente. Segundo a psicoterapeuta Jacqueline Carson as dores são uma reação aos pensamentos ansiosos que não são controlados.

Como o  corpo e a mente estão sempre ligados é normal que a ansiedade se manifeste com mudanças físicas. Então,  quando os níveis de stress estão mais elevados, o cérebro envia impulsos nervosos para os nossos, causando, entre outras coisas, dores aleatórias.

Leia Também: Dicas (muito úteis) que o vão ajudar a evitar o 'burnout'

Quando isto acontece é importante saber que se tratam de dores inofensivas e, normalmente, temporárias, que apenas são causadas pela ansiedade. No entanto, é um sintoma que pode provocar ainda mais stress, por isso, é essencial conhecer algumas técnicas para o evitar ou para o acalmar quando acontece. 

A especialista recomenda meditação e diz que deve ser feita regularmente. É uma técnica que vai ajudar a reduzir a ansiedade, no geral, e prevenir sintomas. Fazer exercício, especialmente ioga, pode ajudar. 

Também deve evitar fazer listas de tarefas demasiado longas, pelo contrário pode (e deve) fazer pausas, durante o dia, que incluam pequenas caminhadas no exterior. Ter um animal de estimação ou "pedir um emprestado" pode ser benéfico porque fazer-lhe festinhas vai ajudar a reduzir a pressão arterial e a ansiedade. 

As recomendações da especialista também incluem reduzir o consumo de álcool e parar de fumar. Terminando com a mais essencial: dormir bem. 

Leia Também: Stress ou 'burnout': Qual a diferença?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório