Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Stress ou 'burnout': Qual a diferença?

Conheça as maiores diferenças entre os dois e que sintomas provocam.

Stress ou 'burnout': Qual a diferença?
Notícias ao Minuto

10:17 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

São muitas as pessoas que cometem o erro de não dar importância às suas emoções e sentimentos, especialmente, quando se sentem stressadas. No entanto, é importante estar atento e tentar perceber o que está a provocar estes problemas para prevenir outros, mais sérios, como o 'burnout', que pode ser um resultado de stress crónico. 

Tendo isto em conta é importante saber se, por exemplo, a sua falta de energia é uma consequência de se sentir stressado ou se é um efeito de 'burnout' (termo utilizado para descrever um esgotamento). Para esclarecer a revista Woman & Home falou com a psicóloga Joanna Konstantopoulou.

Em primeiro lugar, a especialista realça que estes termos se referem a dois estados mentais, completamente, diferentes. O stress é um estado mental ou emocional que resulta de situações desconfortáveis e de tensão e que, normalmente, é temporário. Já 'burnout' pode afetar as pessoas a longo prazo e é definido como uma condição física e emocional que faz com que as pessoas se sintam exaustas, apáticas e sem esperança".

Leia Também: Tenha cuidado! O stress também pode afetar a visão

Ambos podem ser provocados por situações pessoais ou profissionais e, no geral, é possível dizer que o 'burnout' é o resultado de stress acumulado e que nunca foi tratado, explica a psicóloga. 

Podendo resultar em problemas como diabetes tipo 2, mas também doenças cardíacas, gastrointestinais e respiratórias. Além disto, pode reduzir a esperança média de vida e, psicologicamente, pode ter consequências como depressão. 

Graças a toda esta informação é possível entender que é extremamente importante estar atento aos sinais que o corpo dá. O primeiro passo para a recuperação é sempre, segundo a especialista, procurar ajuda. 

Sinais de que o stress se está a transformar em 'burnout':

  • É normal sentir-se mais cansado quando está stressado, no entanto, se começar a ser algo persistente é provável que esteja a um passo de 'burnout'. 
  • Quando o stress é provocado pelo trabalho algumas pessoas começam a questionar o seu valor e a sentir que fracassaram. Sentimentos que devem ser evitados porque podem provocar a criação de um ciclo vicioso e resultar em problemas de saúde graves.
  • Perder a motivação é outro sintoma associado ao 'burnout'. 
  • É normal que a capacidade de concentração diminua, quando se está stressado, mas começar a esquecer coisas e não conseguir completar tarefas podem ser sinais de 'burnout'.

Leia Também: Medir níveis de stress com uma amostra de cabelo? Talvez seja possível

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório