Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Medir níveis de stress com uma amostra de cabelo? Talvez seja possível

Investigadores alegam conseguir saber se uma pessoa está stressada (ou não).

Medir níveis de stress com uma amostra de cabelo? Talvez seja possível
Notícias ao Minuto

12:54 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O stress pode ter um impacto muito negativo na saúde das pessoas. Hoje em dia, existem diferentes formas de o monitorizar e é possível que, em breve, haja outra, graças às conclusões de um estudo publicado recentemente. Segundo uma equipa de investigadores, é possível medir os níveis de stress através de uma amostra de cabelo. Os resultados foram publicados na revista científica PLOS Global Public Health.

Ao Daily Mail, Rebekka Lynch da Universidade de Reykjavik, na Islândia, sugere que medir os níveis de cortisol no cabelo pode vir a tornar-se uma ferramenta muito útil para diagnosticar stress crónico no futuro. Como? Através de uma análise que deteta a presença e a quantidade de cortisol - conhecida como a hormona do stress - nesta parte do corpo.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores estudaram amostras de cabelo de 881 mulheres mexicanas e 398 islandesas. Foi necessário recolher uma mecha de cabelo com cerca de três centímetros. Isto significa que as amostras apenas conseguem avaliar os níveis de stress dos últimos três meses porque, no geral, o cabelo cresce cerca de um centímetro por mês.

Além disto, também foram feitas algumas perguntas a todas as participantes, sobre o seu estilo de vida, hábitos e situações que causam stress.

[Notícia atualizada às 14h59]

Leia Também: Tenha cuidado! O stress também pode afetar a visão

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório