Meteorologia

  • 07 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 30º

O superalimento que já devia estar a comer para evitar morte prematura

É o que sugere um estudo espanhol.

O superalimento que já devia estar a comer para evitar morte prematura
Notícias ao Minuto

07:55 - 08/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Um pouco de quinoa por dia pode salvar vidas? Um estudo espanhol, feito por investigadores da Universidade Aberta da Catalunha e publicado na revista científica Nutrients, garante que sim. 

Os investigadores estudaram as dietas de mais de nove pessoas com 65 anos, diagnosticadas com pré-diabetes. Já os participantes incluíram quinoa na sua alimentação diária durante oito semanas. Nas três refeições que faziam por dia, esta proteína serviu de substituto a alimentos como batatas, arroz ou legumes. Além disso, também foi inserida através de farinha usada em massas, bolos e pães. Depois, foram analisados os resultados obtidos em quatro semanas de dieta normal outras quatro semanas de alimentação baseada em quinoa.

Segundo os cientistas, ficou provado que a ingestão de quinoa diminuiu a glicose entre os voluntários e, como tal, reduziu o risco de diabetes tipo 2, uma doença crónica muito associada ao estilo de vida em que o organismo não produz insulina suficiente ou não consegue utilizá-la corretamente. Os especialistas acreditam que isso se deva a polifenóis presentes no alimento. O micronutriente, explicam, também reduz a absorção de glicose no intestino e estimula o pâncreas a produzir insulina.

Conhecida pelos Incas como 'a mãe de todos os grãos', a quinoa tem um elevado teor em proteínas e gorduras polinsaaturadas. É rica em ferro, potássio, cálcio, fósforo e magnésio e apresenta um baixo índice glicémico, pelo que permite saciedade e energia duradouras. É isenta de glúten, sendo considerada como uma ótima alternativa para pessoas com doença celíaca ou com intolerância não celíaca ao glúten.

Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

Leia Também: 'Inimigo silencioso'. Sintomas pouco conhecidos que jamais deve ignorar

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório