Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

'Inimigo silencioso'. Sintomas pouco conhecidos que jamais deve ignorar

Além de sede, cansaço e visão turva, existem outros sinais de alerta a que deve prestar atenção.

'Inimigo silencioso'. Sintomas pouco conhecidos que jamais deve ignorar
Notícias ao Minuto

17:00 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Existem, pelo menos, cinco alterações na pele que podem indicar se um individuo sofre de diabetes e, se não forem tratadas a tempo, algumas delas podem até conduzir à ulceração e amputação do membro inferior, como escreve o portal Metrópoles.

Veja abaixo quais são:

Leia Também: Diabetes. Os 'vilões' e alimentos que precisa mesmo de começar a comer

1- Acantose nigricans 

É mais comum na diabetes tipo 2 e caracteriza-se por pela presença de manchas escuras no pescoço, axilas ou virilha. Nestas zonas do corpo, a superfície cutânea torna-se mais espessa e com uma textura aveludada. O aparecimentos destas manchas está relacionado com excesso de insulina no sangue. 

2- Fibroma mole

São lesões frequentes, semelhantes a verrugas, com textura mole, e completamente benignas. Costumam surgir no pescoço, no rosto e nas axilas. Estão associadas à acantose nigricans e podem ser retirados por dermatologistas.

3- Dermopatia

Muito comum em idosos, consiste em manchas indolores e acastanhadas, parecidas a cicatrizes, que ocorrem com mais frequências na zona abaixo do joelho, mas também nos cotovelos, tronco e abdômen. 

4- Xantoma cutâneo

Pequenas lesões amareladas, formadas por gorduras que podem surgir, sobretudo, nos tendões, pele, mãos, pés, glúteos e joelhos. Estão relacionadas com alterações nos triglicéridos (gorduras que resultam da transformação de alimentos, nomeadamente hidratos de carbono e gorduras, e que circulam no nosso sangue). Também se manifestam devido a doenças metabólicas e condições genéticas.

Leia Também: Diabetes. Jamais ignore estes sete sintomas na boca

5- Micoses

São infeções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e os cabelos, e que reduzem as defesas do hospedeiro. É comum em pessoas com diabetes descontrolada ou por diagnosticar. 

Recorde-se que a diabetes é uma doença crónica 'silenciosa' que atinge todas as idades e ambos os géneros. Caracteriza-se pelo aumento da glicose no sangue, dando origem à hiperglicemia. Os sinais de alerta podem passar despercebidos na diabetes tipo 2, a mais frequente dentro dos tipos de diabetes e que surge quando o pâncreas não consegue produzir insulina suficiente ou quando esta não é utilizada de forma correta pelo nosso organismo.

Leia Também: Seis sinais preocupantes (e subtis) na pele que podem indicar diabetes

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório