Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Os benefícios e contraindicações da amamentação, segundo um especialista

Na Semana Mundial do Aleitamento Materno, Pedro Correia Azevedo, coordenador do núcleo de estudos de medicina obstétrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna lembra os benefícios da amamentação, num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Os benefícios e contraindicações da amamentação, segundo um especialista
Notícias ao Minuto

16:36 - 05/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

A nutrição tem implicações no crescimento e desenvolvimento das crianças, sendo que logo após o nascimento devem ser adotadas as melhores práticas na alimentação. A amamentação não tem uma duração ideal – sendo o melhor alimento até aos dois anos de vida, é recomendado o seu uso exclusivo nos primeiros seis meses, podendo ser mantido com a introdução de outros alimentos enquanto a mãe e a criança assim o desejarem.

Importa Educar e Apoiar as mães, as famílias e a sociedade em geral, para que se possa Fortalecer a Amamentação – e esse é o lema da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2022.

Em Portugal alguns estudos demonstram que mais de 90% das mulheres iniciam o aleitamento materno, contudo, quase metade desiste no primeiro mês de vida do bebé.

Notícias ao Minuto Pedro Correia Azevedo© DR

Ainda existe um caminho muito importante para fortalecer a mensagem e reduzir os receios da amamentação, desde logo através:

  • da preparação para a amamentação antes do nascimento com apoio e aconselhamento aos pais pelos profissionais de saúde;
  • da promoção da amamentação logo após o nascimento;
  • do estabelecimento e a manutenção da amamentação através de um aconselhamento adequado;
  • da proteção social e comercial da amamentação enquanto boa prática.

O leite materno é um alimento completo e de fácil digestão que tem muitas vantagens para a criança, nomeadamente a prevenção de infeções gastrintestinas, respiratórias e urinárias, mas também de algumas alergias, ajuda na regulação térmica corporal, facilita a introdução de outros alimentos e reduz o risco de obesidade infantil. A longo prazo, adultos que tenham sido expostos ao leite materno têm menos incidência de hipertensão, diabetes e linfomas. Sob o ponto de vista materno a amamentação promove a contração do útero e facilita a perda de peso após o parto, promove a vinculação ao bebé, reduz o risco de cancro de mama e do ovário e reduz o risco de osteoporose. Tudo isto aliado a um baixo custo financeiro e, em Portugal, a proteção social – as mães que amamentam podem solicitar ajuste do horário laboral.

Leia Também: Os quatro problemas mais comuns durante a amamentação natural

Existem contraindicações temporárias para o aleitamento materno como por exemplo herpes com lesões mamárias, tuberculose não tratada ou o uso de alguns medicamentos – nessas alturas a produção de leite deve ser estimulada e o bebé alimentado com uma alternativa. Existem raras situações em que a amamentação está contraindicada de forma absoluta: é o caso das mães com HIV/SIDA e nos bebés com galactosémia. Como alternativas à amamentação, a OMS recomenda os bancos de leite, as amas de leite e as fórmulas de leite adaptado.

A COVID-19 não é uma contra-indicação para a amamentação e a vacinação contra a Covid-19 está recomendada em grávidas e em mulheres que se encontrem a amamentar.

Numa altura em que vivemos a pandemia COVID-19 e o mundo experiência vários conflitos geopolíticos, temas com a segurança alimentar devem fazer parte das nossas preocupações. Nesta configuração social global faz sentido promover as melhores práticas e, claramente, amamentar é um dos melhores exemplos. Para isso, em sociedade, devemos estar conscientes da necessidade de Fortalecer a Amamentação!

Leia Também: Amamentação em público? Mães estariam mais confortáveis se fosse "normal"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório