Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Depois de ler este artigo vai pensar duas vezes antes de maldizer queijo

Torce o nariz a este alimento? Prepare-se para mudar de ideias.

Depois de ler este artigo vai pensar duas vezes antes de maldizer queijo
Notícias ao Minuto

18:30 - 04/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Boas notícias para os amantes de queijo. Comer um pedaço de queijo norueguês Jarlsberg por dia pode evitar a perda óssea, sem aumentar os níveis de colesterol LDL (o 'mau'), segundo um estudo publicado na revista BMJ Nutrition Prevention & Health.

Leia Também: A versão saudável de pão de queijo para não estragar a dieta

"O consumo diário de queijo Jarlsberg tem um efeito positivo na osteocalcina [ a proteína que contribui para absorção do cálcio pelos ossos], hemoglobina glicada e lípidos", explicam os cientistas em comunicado. 

Os autores do estudo analisaram dados de 66 mulheres saudáveis, que consumiram 57 gramas de Jarlsberg ou 50 gramas de Camembert diariamente, durante seis semanas. Após esse período, o grupo que consumiu queijo Camembert passou a comer Jarlsberg por mais seis semanas.

Durante o trabalho, foram recolhidas amostras de sangue das voluntárias para verificar proteínas, osteocalcina e peptídeos, componentes envolvidos na composição óssea. Também foram medidas as quantidades de vitamina K2 e as taxas de gordura no sangue. No final, ficou provado que quem consumiu o queijo norueguês apresentavam maior quantidade de osteocalcina e vitamina K2. 

Os níveis de gordura no sangue aumentaram ligeiramente em ambos os grupos após seis semanas. Entretanto, a taxa geral de colesterol e de LDL diminuiu significantemente no grupo que trocou o Camembert pelo Jarlsberg.

Outra taxa que caiu nos grupos que optaram pelo queijo norueguês foi a de hemoglobina glicada, que é a quantidade de açúcar retida nas células vermelhas do sangue.

Leia Também: Três dos melhores queijos do mundo são portugueses

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório