Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 26º

Covid-19: Quarta dose da vacina aumenta anticorpos em pessoas mais velhas

Um novo estudo mostra que os anticorpos contra o coronavírus aumentaram 2,2 vezes mais do que após a terceira dose da vacina contra o coronavírus.

Covid-19: Quarta dose da vacina aumenta anticorpos em pessoas mais velhas
Notícias ao Minuto

07:28 - 11/05/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Uma quarta dose da vacina contra a Covid-19 confere um nível de proteção superior à infeção provocada pelo coronavírus em pessoas entre os 50 e os 80 anos, segundo um estudo encomendado pelo governo do Reino Unido, publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases.

Os investigadores testaram os imunizantes da Pfizer e da Moderna em 160 pessoas desta faixa etária e descobriu que o reforço aumenta em até sete vezes a quantidade de células T e em 2,2 vezes os anticorpos. No estudo, referem que não foram encontrados sinais que indiquem que a proteção das vacinas diminui a cada dose extra.

Por outro lado, acrescentam que os indivíduos que já tinham altos níveis altos de anticorpos e células T antes de receber a quarta dose só apresentaram um pequeno aumento da imunidade com a vacina.

"Sabíamos que era importante disponibilizar a quarta dose para os mais vulneráveis no começo do ano. Este novo estudo mostra que essa decisão foi correta e dá confiança às pessoas de que o reforço é seguro e mais eficaz do que a terceira dose" afirma o professor Andrew Ustianowski, do Instituto Nacional para a Saúde e Pesquisa do Reino Unido, uma das responsáveis pelo estudo.

Apesar dos resultados, os cientistas estão reticentes sobre a vacinação de reforço dos mais jovens, uma vez que estes são menos propensos a casos graves.

Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu na terça-feira, dia 10 de maio, que a quarta dose contra a Covid-19 deve ser administrada apenas em idosos ou pessoas com o sistema imunitário fragilizado, reiterando como prioritária a vacinação primária a nível global. "Não há dados específicos que justifiquem recomendar a quarta dose de forma mais generalizada", disse a cientista chefe da OMS, Soumya Swaminathan, numa conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia no mundo.  

Leia Também: Covid-19. Quarta dose da vacina apenas para idosos e imunodeprimidos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório