Cinco hábitos a implementar no verão para melhorar a saúde cardiovascular

Aproveite o verão para melhorar a saúde cardiovascular. Com os dias mais longos e os produtos de época tão saborosos e frescos, a sua saúde cardiovascular pode mesmo sair beneficiada.

Caminhar, saúde cardiovascular, exercício físico

© Shutterstock

Sofia Robert
07/07/2025 12:17 ‧ há 4 horas por Sofia Robert

Lifestyle

Saúde cardiovascular

O verão pode ser a altura perfeita para pôr em prática aqueles hábitos saudáveis que andou a adiar desde as resoluções de ano novo.

 

Com os dias mais longos e os produtos de época tão saborosos e frescos (e saudáveis), a sua saúde cardiovascular pode mesmo sair beneficiada.

"Com os dias mais quentes, o verão pode ser a altura perfeita para dar início a hábitos conscientes e saudáveis para a saúde do coração. Uma dieta equilibrada, exercício físico e mudanças no estilo de vida podem ajudar a saúde cardiovascular em qualquer fase da vida", explica o cardiologista David Sabgir ao site Eating Well.

O especialista elaborou uma lista com cinco hábitos a implementar nesta estação para todos os que queiram dar um boost à sua saúde, especialmente a do coração.

Foque-se nos produtos da época

David Sabgir recomenda o consumo de fruta fresca e vegetais, assim como fontes de proteína magra. Focar as suas refeições em produtos da época é uma forma deliciosa para dar prioridade a nutrientes essenciais.

"Alguns dos meus produtos de verão preferidos incluem folhas verdes como os espinafres e a couve, que fornecem vitamina K e antioxidantes que podem reduzir os níveis de colesterol e apoiar a saúde geral do coração", partilha o especialista.

Para o pequeno-almoço, pode optar por uma papas de aveia adormecidas com frutos vermelhos (ricos em antioxidantes) que estão na época. As refeições principais podem contar vegetais de folha verde, quer seja em saladas, sandes, ou wraps. Se tiver um barbecue, pode sempre grelhar salmão ou frango.

Caminhe sempre que puder

Não só é um tipo de exercício físico bastante simples, como é essencial para a saúde no geral, uma vez que ajuda a controlar o açúcar do sangue, ajuda as funções cognitivas, a digestão e o coração.

"Caminhar é uma das formas mais fáceis, baratas e acessíveis de mexer o corpo. Ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas e ataques cardíacos, a regular a pressão arterial e colesterol, e fortalece músculos e ossos", explica o especialista, acrescentando que não tem tanto a ver com o número de passos, mas sim com consistência.

Mantenha uma rotina matinal

Uma boa rotina matinal pode ajudar a definir o resto do dia, e pode ajudar a promover hábitos saudáveis.

"Também sou um forte defensor de uma rotina matinal consistente. Por exemplo, gosto de começar o meu dia com um pequeno-almoço nutritivo e uma caminhada rápida para fazer o sangue circular. Consumir nutrientes essenciais de manhã, como gorduras boas e fibras, ajuda a definir um tom positivo para o resto do meu dia."

Pequenos-almoços ricos em nutrientes e caminhadas matinais são hábitos saudáveis que podem ajudá-lo a sentir-se melhor.

Procure o exterior

Estas rotinas matinais devem privilegiar o exterior, sobretudo no verão, que o clima ajuda. Aproveitar os dias de sol, sempre com proteção, pode ter mais benefícios do que pensa.

"Estar ao ar livre incentiva a atividade física - quer se trate de fazer caminhadas, jardinagem ou andar de bicicleta. Todo esse movimento aumenta o bem-estar cardiovascular. A luz solar também ajuda o corpo a produzir vitamina D, que desempenha um papel na regulação da pressão arterial."

Quantidades suficientes de vitamina D ajudam a saúde dos ossos, melhoram o humor e melhoram o sistema imunitário. 

Mantenha a consistência

Todos os hábitos supranumerados apenas fazem a diferença se fizerem parte de uma rotina diária. A consistência é a chave.

"A consistência é mais importante do que a intensidade. Quer se trate da alimentação ou de boa forma física, as mudanças pequenas e sustentáveis são importantes. Dê prioridade a uma dieta equilibrada, repleta de frutas e legumes frescos, proteínas magras e cereais integrais, e procure praticar pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana. A melhor coisa que pode fazer pelo seu coração é tratá-lo bem todos os dias - não apenas quando surgem problemas", alerta o cardiologista.

Leia Também: A surpreendente relação entre o tamanho dos dedos e saúde cardiovascular

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas