Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

O guia da destralha para principiantes (e como render com isso)

Tem peças no roupeiro que já não veste há séculos? Saiba como pôr a render a 'tralha' que já não usa.

O guia da destralha para principiantes (e como render com isso)
Notícias ao Minuto

18:30 - 22/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Arrumação

Todos temos várias peças no nosso roupeiro que já não usamos, seja porque não servem, já não nos identificamos ou simplesmente ficaram esquecidas no fundo das gavetas. Ainda assim, temos receio de abrir mão daquelas calças de ganga que não vestimos há séculos.

Com isso em mente, a Vinted partilha algumas dicas simples que vão ajudá-lo a reformular o seu roupeiro e, talvez, ainda ganhar algum dinheiro com isso. Lembre-se: menos é mais!

Opte por um guarda-roupa cápsula

Ter um guarda-roupa minimalista pode ser uma boa maneira de termos impacto positivo no ambiente, pois ajuda-nos a ter peças com melhor custo por utilização, a aumentar o uso geral da roupa no tempo e a reduzir as compras por impulso e o desperdício. Por onde começar? Componha uma coleção sazonal inferior a 50 peças que possam ser facilmente combinadas para criar diversos estilos ao longo da estação. Verifique o que já tem, defina um estilo e faça uma lista. Isso vai ajudá-lo a comprar apenas o que é necessário. Se quiser ir ainda mais longe, aventure-se pelo desafio dos 33 itens doProject333, que sugere a criação anual de quatro cápsulas de 33 peças. 

Um dentro, um fora

Esta é uma regra diária fácil de seguir para garantir que o guarda-roupa se mantém impecável e minimalista. É facílima: cada vez que comprar uma peça, uma das antigas tem de sair do guarda-roupa. 

Seja criativo

Além de reduzir o desperdício de roupa e de optar por compras mais ponderadas, pode otimizar o guarda-roupa com criatividade em modo Faça você mesmo (DIY, na sigla em inglês) e transformar facilmente uma T-shirt velha, tingindo-a ou acrescentando-lhe um design original com tinta ou marcadores para tecido ou bordado, ou, como toque pessoal, adicionar emblemas, tecido e contas a um casaco ou camisa de ganga antiga. Pode também cortar tops ou calças para criar volumes interessantes ou retirar as mangas ou o decote de uma T-shirt gasta.

As peças essenciais

Se quiser juntar algumas peças ao guarda-roupa ou, melhor ainda, trocar algumas que já não lhe servem e queira vender em segunda mão, aposte em peças essenciais que não sejam meramente o início da cápsula, mas que sejam também o 'material' perfeito para enfrentar a meia-estação. Nesta altura, o importante são as camadas de roupa e sermos pragmáticos nas nossas escolhas. Algumas peças essenciais? Comecemos pela parte de fora: um impermeável e um casaco de penas leve podem ser muito úteis para enfrentar o tempo quente e o frio, a chuva e o sol. Usemo-los por cima de um blazer e de uma camisola que possamos combinar ou alternar, para criar um visual de escritório, para sair à noite ou informal. Da cintura para baixo, algumas ideias versáteis: calças de ganga e saias médias ou vestidos médios que se possam usar com colãs, botas ou sapatos 'slingback'. Não nos esqueçamos dos acessórios: um cachecol grande que possamos usar de várias formas e umas meias quentinhas para usar com calças ou com sandálias ou sapatos rasos, para um visual criativo.

Como estender a mudança ao resto da casa?

As nossas casas tendem a ficar cheias de objetos que não usamos, mas quer seja por valor sentimental, porque pode vir a fazer falta mais tarde ou simplesmente porque, face ao dinheiro que custou, parece um desperdício livrarmo-nos daquilo. Porém, lembre-se que é possível transformar a 'tralha' em dinheiro e fazer com que a coisa se dê. 

Destralhar para principiantes

  • Uma divisão de cada vez! Destralhar pode ser fácil, e até divertido, se o fizermos por espaços e categorias. Comece por uma divisão mais pequena, menos assustadora. Pelo roupeiro? Em primeiro lugar, passeos olhos por todas as T-shirts.
  • Guardamos ou ganhamos? Compare o que tem, de facto, e o que lhe faz mesmo falta. Faça montinhos daquilo que quer guardar, vender e dar. Quando o assunto é destralhar uma divisão, pense em artigos que tem repetidos, como livros que já não quer ter na sua biblioteca pessoal ou utensílios de cozinha.
  • Dinheiro de tralha: Cada item é um investimento. Porém, ao pormos itens à venda, já não precisamos de nos sentir culpados pelo dinheiro que se gastou, que há dinheiro que podemos fazer.
  • Roupeiro desafogado, espírito desafogado. Um espaço destralhado dá à mente abertura para pensar em novas e entusiasmantes aventuras, seja uma viagem, seja um projeto DIY.

Leia Também: Descubra as melhores peças para criar um armário cápsula super 'trendy'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório