Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Variante Ómicron diminui rapidamente eficácia da Pfizer em crianças

É o que diz um estudo recentemente divulgado e que aguarda revisão pelos pares.

Variante Ómicron diminui rapidamente eficácia da Pfizer em crianças
Notícias ao Minuto

07:39 - 02/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A Ómicron, uma das variantes do coronavírus que causa a Covid-19, reduz rapidamente a eficácia das vacinas contra a transmissão da infeção em crianças com idades entre os cinco e os 11 anos, alerta um estudo divulgado esta segunda-feira na plataforma medRxiv, que aguarda revisão pelos pares. No entanto, os investigadores insistem que a vacina continua a ser fundamental para evitar casos graves entre esta faixa etária. 

Segundo o Departamento de Saúde de Nova Iorque, nos Estados Unidos, que realizou o estudo, a proteção conferida pela Pfizer cai de 68% para 12% após um mês em crianças com menos de 11 anos. Quanto às hospitalizações, a eficácia cai de 100% para 48%, acrescenta.

A eficácia da vacina da Pfizer foi mais duradoura em crianças entre os 12 e 17 anos. Um mês após a segundo dose do imunizante, a proteção diminuiu de 66% para 51%. Para o mesmo grupo, a eficácia contra hospitalizações caiu de 85% para 73%.

Estes resultados baseiam-se na análise de dados de dezembro até 30 de janeiro de 2022 do sistema de saúde de Nova Iorque. No total, 365.502 crianças entre os cinco e os 11 anos (23,4%) e 852.384 dos 12 aos 17 anos (62,4%) foram totalmente vacinadas durante este período.

Recorde-se que a variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi pela primeira vez detetada em novembro, na África do Sul. 

Leia Também: Covid: Quarta dose da vacina recupera proteção dada no auge da terceira

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório