Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Covid: Quarta dose da vacina recupera proteção dada no auge da terceira

Um novo estudo israelita aponta que a quarta dose da vacina contra a Covid-19 recupera somente a resposta imunológica obtida nas tomas anteriores

Covid: Quarta dose da vacina recupera proteção dada no auge da terceira
Notícias ao Minuto

08:15 - 01/03/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Conforme reporta um artigo publicado pelo jornal Metrópoles, a administração de uma quarta dose da vacina contra o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, repõe apenas a proteção adquirida com uma terceira toma.

De acordo com os investigadores, os dados apurados indicam a resposta imunológica é limitada e doses extra dos imunizantes restauram somente a proteção perdida com o decorrer do tempo.

A pesquisa, explica o jornal Metrópoles, analisou o efeito da toma de uma quarta dose das vacinas da Pfizer e da Moderna, produzidas com tecnologia de RNA mensageiro, em 274 profissionais de saúde.

Leia Também: Ómicron: BA.2 deveria ser considerada nova variante, defende investigador

As duas vacinas levaram a um aumento de quase 10 vezes na produção de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19 dentro do espaço de duas semanas - após a toma da quarta dose da vacina.

Entretanto, relativamente à variante Ómicron, a neutralização do vírus subiu em até oito vezes, reavendo a resposta imunológica adquirida após a administração da terceira dose.

"Globalmente, estes dados levantam a possibilidade de que a quarta dose não aumente a imunidade mas simplesmente a restaura para níveis máximos. Ainda devemos observar se a diminuição desta quarta dose será a um ritmo semelhante ao observado após a terceira dose e se será diferente entre os dois grupos de vacinas do mRNA", destaca o estudo.

O trabalho científico, que ainda não foi revisto por pares, foi publicado na plataforma MedRxiv

Leia Também: Oito sintomas certeiros de Ómicron e quando se manifestam

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório