Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

É assim tão inofensivo? O que nunca ninguém lhe contou sobre o 'déjà vu'

Descubra aqui.

É assim tão inofensivo? O que nunca ninguém lhe contou sobre o 'déjà vu'
Notícias ao Minuto

11:05 - 03/02/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Curiosidades

Todos nós já tivemos aquela sensação intensa de já ter estado 'naquele' sítio a presenciar algo, apesar de sabermos que é a primeira vez que acontece. É aquilo a que chamamos de 'déjà vu'.

Na realidade, não existe uma explicação científica para este fenómeno. Uma das teorias mais comuns é de que seja uma espécie de 'partida' pregada pelo cérebro. Esta sensação de familiaridade ocorre porque uma situação, um local ou um cheiro nos remete para uma memória.

Outra explicação está relacionada com o facto de poder ocorrer uma falha no processo de armazenamento das memórias. Isso faz com que se misturem acontecimentos.

Citado pelo portal Metrópoles, Fabiano de Abreu, neurocientista e diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, no Brasil, explica que, em pessoas saudáveis, não é motivo para preocupação. Contudo, o 'déjà vu' pode ser indicativo de uma doença neurológica quando ocorre com frequência.

O 'déjà vu' pode ser um dos sintomas apresentados por quem sofre de epilepsia ou doenças psiquiátricas.  No entanto, esclarece, "não existem dados conclusivos sobre as suas causas e ligações com distúrbios neurológicos, como a epilepsia e esquizofrenia, nem a sua relação com questões psiquiátricas, como a ansiedade e depressão. "Para afirmar que o 'déjà vu' ocorreu, é levada em consideração a subjetividade do indivíduo e o seu entendimento sobre os próprios processos cognitivos", acrescenta. 

Leia Também: Sinais de que já conheceu a sua alma gémea

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório