Toda a verdade sobre a doença que deixou Gigi Hadid "demasiado magra"

Já ouviu falar de tiroidite de Hashimoto?

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
07/01/2022 21:37 ‧ 07/01/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Tiroidite de Hashimoto

A tiroidite autoimune, também denominada tiroidite de Hashimoto, é uma inflamação em que se dá uma destruição gradual das funções da tiroide.

Esta doença autoimune caracteriza-se por uma perturbação do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células da própria glândula tiroideia, o que provoca inflamação e interfere com a capacidade de produzir hormonas. É ainda a principal causa de hipotiroidismo, que se caracteriza por uma fraca produção de hormonas.

De acordo com o portal da  Mayo Clinic, a doença progride lentamente ao longo dos anos e pode ocorrer em qualquer idade, embora seja mais comum em pessoas de meia idade. Os médicos acreditam que há ainda uma predisposição genética para desenvolver a doença. 

Gigi Hadid é um dos muitos casos de tiroidite de Hashimoto diagnosticados no mundo. Em 2018, a modelo recorreu ao Twitter para calar os críticos. "Para aqueles que estão tão determinados em assumir porque é que o meu corpo mudou ao longo dos anos, o que talvez não saibam é que quando comecei aos 17 não me tinha sido diagnosticada a doença de Hashimoto", começou por escrever na rede social Twitter, sublinhando que o seu peso estava relacionado com o "inchaço e a retenção de líquidos" devido à doença.

Hadid conta que tomou "medicação adequada" para ajudar a aliviar os sintomas, que incluem fadiga extrema, problemas metabólicos e, entre outros, incapacidade do corpo para manter o calor, e que se submeteu a um tratamento médico holístico. "Posso estar ‘demasiado magra’ para vocês. Honestamente, eu não quero esta magreza, mas sinto-me mais saudável por dentro."

Leia Também: Os sinais de doenças da tiroide que os homens não devem ignorar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas