Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

SARS-CoV-2 pode permanecer nos órgãos durante meses, revela estudo

Investigadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos acreditam que estes dados podem ajudar a perceber os casos de infeção longa.

SARS-CoV-2 pode permanecer nos órgãos durante meses, revela estudo
Notícias ao Minuto

13:39 - 03/01/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um estudo realizado por uma equipa de investigadores norte-americanos concluiu que o SARS-CoV-2 pode espalhar-se em vários órgãos, podendo permanecer durante meses no corpo, mesmo em doentes assintomáticos. 

Dados do estudo, que aguarda revisão pelos pares, mostram que o vírus responsável pela Covid-19 passa das vias respiratórias para o coração, cérebro e até intestino delgado. "Os nossos dados mostram que, embora a maior carga de SARS-CoV-2 esteja nas vias respiratórias e nos pulmões, o vírus pode disseminar-se no início da infeção e contaminar células por todo o corpo, incluindo no cérebro”, afirma a equipa do National Institutes of Health dos Estados Unidos.

No entender dos investigadores, o facto de o agente patogénico que provoca a infeção conseguir replicar-se em células humanas e permanecer nos órgãos durante meses pode ser um dos contributos para o desenvolvimento dos casos de Covid longa. 

Para chegarem a esta conclusão, os cientistas analisaram 44 autópsias relativas a indivíduos que morreram de Covid-19 nos Estados Unidos. O vírus foi detetado nos cérebros de todos os corpos de pessoas que morreram mais de um mês após o início dos sintomas de infeção pelo novo coronavírus.

[Notícia atualizada às 13h46]

Leia Também: Delmicron: Seis sintomas da nova estirpe mutante do coronavírus

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório