Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 10º MÁX 19º

Seis sinais de cancro que elas jamais podem ignorar (muita atenção!)

Nas últimas décadas, o número de casos de cancro tem subido vertiginosamente em todo o mundo.

Seis sinais de cancro que elas jamais podem ignorar (muita atenção!)
Notícias ao Minuto

10:40 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Múltiplos fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento de células cancerígenas, tais como genética, idade ou o ambiente. Ainda assim, a deteção precoce continua a ser a principal arma contra a doença, tantas vezes fatal. 

Dados sugerem que comparativamente aos homens, as mulheres apresentam um risco mais elevado de sofrer de cancro. Como tal, neste Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que se assinala hoje, a 4 de fevereiro, o jornal Times of India, falou com a médica Geeth Monnappa, consultora obstreta e ginecologista no Hospital Fortis La Femme Hospital, em Bengaluru, acerca dos potenciais sintomas da doença que elas devem ter em atenção. A saber:

1. Sangramento anormal

Ocasionalmente, todas as mulheres experienciam períodos irregulares ou dores menstruais. Porém, dor persistente ou alterações no ciclo podem ser um sinal de cancro.

"Períodos que duram mais de sete dias ou com passagem de coágulos sanguíneos grandes, sendo a hemorragia considerada um período pesado, o que não é normal", explica Monnappa. Acrescentando que mesmo a ocorrência de sangramento a meio do mês é uma questão de preocupação. Para a especialista tal pode ser um sinal de cancro cervical, do útero ou do ovário.

2. Sangrar após relações sexuais

Manchas ou sangramento após a relação sexual podem ocorrer devido a várias razões. Podem ser um sinal de infecção, secura vaginal e nos piores casos de cancro cervical. Na verdade, cerca de 11% dos casos de sangramento após o sexo devem-se à presença de um tumor. 

3. Sangramento após a menopausa

Na ciência médica, se uma mulher não sangra durante um ano após os 40 anos, considera-se que está na menopausa. Monnappa refere que a incidência de manchas ou de sangramento após a menopausa, pode ocorrer devido a um cancro uterino ou cervical. 

4. Cólicas menstruais intensas

Os períodos são frequentemente acompanhados de dor e cólicas. Estas são bastante normais antes e durante o ciclo menstrual, exceto quando surgem após os 40 anos de idade. 

"Dores menstruais severas durante o período após os 40 pode ser um sintoma de cancro", diz a médica. 

5. Inchaço abdominal

Os sintomas do cancro do ovário são os mais difíceis de diagnosticar, porque não existem sinais específicos. Qualquer tipo de distensão abdominal ou inchaço, indigestão, mudança de hábito intestinal, perda de peso e perda de apetite pode ser um sinal de cancro do ovário.

6. Alterações na mama

O cancro da mama é o tipo mais comum de cancro nas mulheres. Deve consultar um ginecologista caso detete um nódulo, sangramento dos mamilos ou mudança na pele dos mamilos. Vermelhidão e espessamento da pele na mama podem por sua vez indicar uma forma rara de cancro da mama. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório