Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Comer queijo e beber vinho tinto reduz risco de Alzheimer, diz estudo

Investigadores da Universidade Iowa State, nos Estados Unidos, afirmam que beber vinho tinto e comer queijo pode ajudar a reduzir e retardar o declínio cognitivo típico de várias formas de demência, nomeadamente da doença de Alzheimer.

Comer queijo e beber vinho tinto reduz risco de Alzheimer, diz estudo
Notícias ao Minuto

11:00 - 24/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

No estudo, os investigadores analisaram dados de 1,787 adultos entre os 46 e os 77 anos, e questionaram os indivíduos acerca das suas dietas e consumo de álcool

Os resultados revelaram que o queijo, até ao momento, provou ser o alimento com maior efeito protetor contra o desenvolvimento de problemas cognitivos relacionados com o envelhecimento. 

O consumo diário de vinho tinto também mostrou melhorar a função cognitiva, enquanto que a ingestão semanal de borrego demonstrou melhorar a performance cognitiva a longa prazo. 

Todavia, o consumo excessivo de sal revelou, ao invés, provocar o aumento do risco de incidência de problemas cognitivos. 

A cientista e médica Auriel Willette, que liderou a pesquisa, disse em comunicado: "fiquei agradavelmente surpreendida com o facto dos nossos resultados sugerirem que moderamente comer queijo e beber vinho nos ajudam não só a lidar melhor com a situação atual da pandemia da Covid-19, mas também talvez a lidar com o crescente mundo complexo que jamais parece abrandar". 

"Apesar de termos tido em conta se tal se devia à qualidade geral da alimentação dos indivíduos, é necessária a realização de ensaios clínicos de modo a determinar se realizar mudanças no regime alimentar pode de facto ser benéfico para a saúde do cérebro".  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório