Preguiça, esquecimento, falta de tempo ou de vontade. Estas são possíveis razões para não bebermos água.
A ingestão de água ao longo do dia é fundamental para o bom funcionamento do corpo, sobretudo durante o verão.
E, durante os dias mais quentes, o seu consumo deve aumentar. Deve, por isso, beber, de forma regular, e aumentar esse consumo sempre que transpira mais, quer seja devido à prática de exercício físico ou por causa do calor.
"Vejo muitas doenças relacionadas com o calor nesta época do ano. E, este ano, estamos a registar temperaturas recorde", revela a médica Sonali Ruder, que trabalha no Reino Unido, citada pelo Mirror.
Leia Também: Sabia que não deve levar conchas da praia como lembrança? Perceba
"Todos sabemos que a água é essencial para a vida, mas talvez esteja a pensar quanto deve beber por dia. A regra geral é beber metade do seu peso corporal em onças. Por exemplo, se pesa 72 kg, deve beber 2,3 litros de água por dia [fazendo a conversão]."
"As suas necessidades de água vão aumentar em determinadas circunstâncias, como quando faz exercício físico, está grávida ou a amamentar", acrescenta.
Durante uma onda de calor, revela a especialista, que deve tentar aumentar esta ingestão. E como fazê-lo? "Recomendo comprar uma garrafa de água grande que mantenha a água fria e levá-la consigo durante o dia para se lembrar de se hidratar", sugere Sonali Ruder para não desidratar.
A desidratação ocorre quando o corpo perde mais líquidos do que consome e, sem o tratamento adequado, a situação pode agravar-se.
Eis os sinais de desidratação, tanto em adultos como em crianças:
- Sensação de sede;
- Urina de cor amarela escura e com odor forte;
- Micção menos frequente do que o normal;
- Tonturas ou sensação de vertigem;
- Fadiga;
- Boca, lábios e língua secos;
- Olhos encovados.
Leia Também: Os perigos de consumir bebidas alcoólicas em dias de calor
Estão mais sujeitos a uma desidratação: quem sofre de diabetes, quem teve diarreia, passou muito tempo ao sol (o que pode causar insolação), consumiu álcool em excesso, transpira muito após atividade física, está com febre, ou está a tomar medicamentos que aumentam a micção (diuréticos).
Se achar que está desidratado, é fundamental consumir líquidos quando tem algum dos sintomas de desidratação acima descritos.
Se sentir náuseas ou tiver vomitado, pode ter dificuldade em beber, por isso comece com pequenos goles e aumente gradualmente a ingestão de água.
Quando vomitar ou sofrer de diarreia e perder líquidos em excesso, é essencial repor a glicose, os sais e os minerais que o seu organismo perdeu. Pode ser necessário recorrer a fármacos de reidratação oral.
Leia Também: Pulgas-do-mar. O que são estes parasitas minúsculos que incomodam tanto?