Meteorologia

  • 22 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

SPAVC alerta para a importância de prevenção para reduzir o risco da AVC

Uma em cada quatro pessoas irá sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

SPAVC alerta para a importância de prevenção para reduzir o risco da AVC
Notícias ao Minuto

18:00 - 06/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Acidente vascular cerebral

"O AVC continua a ser a principal causa de morte em Portugal, sendo também a principal causa de morbilidade e de potenciais anos de vida perdidos. Os números são reais e podemos mesmo referir que, por hora, três portugueses sofrem um AVC, sendo que um destes não sobrevive e um ficará com sequelas incapacitantes. Desta forma, a SPAVC associa-se à WSO nesta data para alertar para a importância da sensibilização da população e para o papel de medidas de prevenção da doença, sendo esta uma das grandes mensagens que procuramos reforçar junto dos portugueses", diz José Castro Lopes, presidente da Direção da SPAVC (Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral) e médico neurologista, a propósito do Dia Mundial do AVC, que se assinalou no passado dia 29 de outubro

A SPAVC une-se à campanha internacional da Organização Mundial do AVC (World Stroke Organization – WSO) 'Junte-se ao movimento para prevenir o AVC', e sublinha que uma em cada quatro pessoas irá sofrer um AVC na sua vida, sendo essencial a adoção de medidas preventivas para reduzir o risco e número de vidas perdidas. 

A campanha pretende assim reiterar o papel de cada indivíduo e passar a mensagem de que é possível prevenir incidência do AVC, na maioria das vezes, através de mudanças no estilo de vida.

"A prática de exercício físico é a atividade mais simples e de eficácia comprovada na prevenção do aparecimento dos fatores de risco cerebral, no seu controlo e na prevenção primária e secundária do AVC, daí a sua relevância para comemorar esta data. Além disso, é importante vigiar os valores da tensão arterial e do ritmo cardíaco, não fumar e adotar uma alimentação saudável", explica José Castro Lopes.

De forma a partilhar a mensagem de que um estilo de vida ativo contribui para a diminuição da probabilidade de sofrer um AVC, a WSO lança o desafio de 'dançar como se ninguém estivesse a ver', criando o maior movimento de dança do mundo.

Para participar precisa de um telemóvel com câmara e acesso à Internet, de modo a partilhar o desafio. Uma ação simples e divertida e que pode salvar vidas!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório