Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Quais são os animais mais vulneráveis à Covid-19? Estudo descobriu

Estes são os resultados de um novo estudo da Universidade da Califórnia.

Quais são os animais mais vulneráveis à Covid-19? Estudo descobriu
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Num novo estudo, publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam que outros animais, além dos humanos, podem estar vulneráveis à Covid.19.

A equipa internacional usou a análise genómica para comparar o principal receptor celular do vírus em humanos - a enzima conversora da angiotensina-2, ou ACE2 - em 410 espécies diferentes de vertebrados, incluindo aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos.

"Animais com todos os 25 resíduos de aminoácidos correspondentes à proteína humana podem correr maior risco de contrair SARS-CoV-2 pela ACE2", afirmou umas das autoras do estudo, Joana Damas, num comunicado enviado à imprensa. Segundo a especialista, quanto mais diferente da ACE2 humana forem os resíduos da ACE2 em espécie animal, menor a probabilidade de ficar infetado como o novo coronavírus.

Assim, de acordo com a investigação, muitas espécies de primatas, como o gorila-ocidental-das-terras-baixas e o orangotango-de-sumatra, correm grande risco. O hamster-chinês e alguns animais marinhos, como a baleia-cinzenta e o golfinho Tursiops, também. A probabilidade de o SARS-CoV-2 se conectar à ACE2 é médio para gados, ovelhas e gatos e é baixo para cães, cavalos e porcos. 

Em casos nos quais tigres, gatos, hamsters e leões contraíram o vírus, é possível que o micro-organismo tenha usado outro receptor além do ACE2 para entrar nas células.

Mais pesquisas devem ser feitas para confirmar estes resultados. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório