Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 16º

Estudo: Homens com disfunção erétil com maior risco de morte prematura

A disfunção erétil não é apenas um problema no quarto.

Estudo: Homens com disfunção erétil com maior risco de morte prematura
Notícias ao Minuto

18:00 - 01/04/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

A disfunção erétil pode estar relacionada com doenças cardíacas e morte prematura, independentemente dos níveis de testosterona, diz um novo estudo. 

A disfunção erétil é definida como a incapacidade de obter ou manter uma ereção. É uma condição comum que ocorre mais frequentemente em homens mais velhos e é geralmente atribuída a baixos níveis de testosterona - a principal hormona sexual.

Os baixos níveis de testosterona já haviam sido associados a um risco de morte precoce em homens mais velhos em comparação com aqueles com níveis normais da hormona, mas os resultados destas pesquisas anteriores são inconsistentes, disse Leen Antonio, principal autor do novo estudo - publicado  no Journal of the Endocrine Society - que examina a relação entre os níveis hormonais e a função sexual nos homens.

O que a equipa de Antonio descobriu indica que os níveis de testosterona de um homem podem não ser um sinal de alerta quanto grande como a disfunção erétil. "Como a doença vascular e os baixos níveis de testosterona podem influenciar a função erétil, os sintomas sexuais podem ser um sinal precoce de aumento do risco de doenças cardiovasculares e morte precoce", diz citado pela CNN.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores examinaram dados de cerca de 2.000 homens de 40 a 79 anos que participaram no European European Aging Study, um grande estudo que investigou alterações hormonais relacionadas com a idade e condições de saúde entre 2003 e 2005.

Os sintomas sexuais dos participantes, incluindo disfunção erétil, ereções matinais e libido, foram medidos por meio de questionário, e as suas hormonas sexuais foram medidas por espectrometria de massa. Durante um período de acompanhamento de 12 anos, cerca de 25% dos homens morreram. A equipa de pesquisa descobriu que, dos homens que morreram, os participantes com níveis normais de testosterona e disfunção erétil tiveram um risco 51% maior de morte do que aqueles sem esses sintomas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório