Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Dentista dá três dicas para ter os dentes perfeitos

Tal como os olhos, um belo sorriso pode ser o espelho para a alma.

Dentista dá três dicas para ter os dentes perfeitos
Notícias ao Minuto

18:00 - 13/02/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Sorriso perfeito

"Os dentes são as coisas mais brilhantes e a maior característica visual do seu rosto", afirma o dentista nova iorquino Michael Apa, em declarações à revista Women’s Health. A dentição tem o poder de conferir uma aparência mais velha ou mais nova à pessoa, dependendo do seu aspeto e saúde.

Nesse sentido, a revista Women’s Health divulgou os três problemas mais comuns associados aos dentes e conselhos para tornar o seu sorriso mais alinhado, conseguir uns dentes mais brancos e reparar a linha das gengivas.

Deslocamento

Os dentes têm memória nas suas fibras, ou seja mesmo que tenha usado aparelho, estes tentarão ‘regressar’ aos locais originais, segundo Arthur Glosman, cirurgião-dentista em Beverly Hills (EUA). Adicionalmente, procedimentos como restaurações e coroas podem provocar para a sobreposição dos dentes, e a mastigação e a tensão também os desgastam ao longo do tempo, tornando-os menores e criando lacunas. Por outras palavras, em qualquer local com espaço (ainda que mínimo), os dentes irão mover-se ou inclusive sobreporem-se para preencher o buraco.

Solução: lavar e passar o fio dental pode ajudar a evitar cavidades e a necessidade de preenchimento, ainda que todos os dentes mudem gradualmente de lugar durante a vida. Se os seus se moveram muito e tal o incomodar, questione o seu dentista acerca do Invisalign, um aparelho transparente que pode usar dia e noite.

Dentes com o esmalte ‘gasto’ e amarelos

À medida que envelhecemos, a camada externa do esmalte dos dentes dilui-se, expondo o interior, que tem uma matiz amarelada, refere Apa. Fumar e ingerir alimentos ou bebidas como café ou chá preto contribuem significativamente para a descoloração dental, sobretudo se não lavar os dentes logo após o seu consumo, alerta Timothy Chase, dentista também em Nova Iorque.

Solução: de modo a combater o tom amarelado da dentição, Chase aconselha usar fitas clareadoras com uma elevada percentagem de peróxido de hidrogénio. Todavia, evite os produtos que prometem branquear os dentesem 30 minutos ou menos (contêm peróxido de maior sensibilização) e não clareie mais de duas vezes por ano. O exagero pode tornar os dentes bizarramente translúcidos e com um aspeto nada naturalmente. 

Retração da gengiva

A espessura do tecido da sua gengiva é genética; a gengivite é culpa sua. Anos de crescimento de placa e escovação agressiva desgastam a gengiva, segundo Robert W. Gerlach, cirurgião dentista da P&G Global Oral Care Clinical. Além disso, envelhecer diminui o fluxo de saliva, que ajuda a lavar a bactéria que causa a placa.

Solução: é imperativo lavar os dentes regular e apropiadamente. Pelo menos duas vezes por dia, use uma escova de cerdas macias, mais brandas nas gengivas, para massajar os dentes em movimentos circulares na frente, atrás e dos lados. E não se esqueça do fio dental! “Este remove os alimentos, previne a placa e permite o fluxo de oxigénio entre os dentes e a gengiva”, conclui Glosman à Women’s Health.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório