Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Porto: Está aberta a época da sidra no SAGARDI

Comprometido a trazer para o Porto a mais autêntica gastronomia e cultura basca, o SAGARDI Cozinheiros Bascos, restaurante localizado junto à zona da Ribeira, comemora a abertura da época da sidra.

Porto: Está aberta a época da sidra no SAGARDI
Notícias ao Minuto

10:32 - 13/02/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Restaurantes

Se aqui há a abertura do vinho novo nas adegas pela altura do São Martinho, no País Basco, a festa da nova colheita vive-se nos primeiros meses do ano e com sidra. Comprometido a trazer para o Porto a mais autêntica gastronomia e cultura basca, o SAGARDI Cozinheiros Bascos, restaurante localizado junto à zona da Ribeira, está já a viver esta época.

"A temporada do Txotx, palavra que dá nome à abertura da torneira da barrica para que saia a sidra, é uma tradição com raízes profundas no País Basco. Em tempos antigos, numa espécie de degustação informal, os compradores provavam sidra de diversas barricas, escolhendo a melhor para engarrafar. As restantes eram vendidas a copo, servidas diretamente e acompanhadas de algo para comer. A época do Txotx foi crescendo e mudando, sendo atualmente vivida sobretudo como uma tradição muito associada à gastronomia, já que provar a nova colheita se tornou sinónimo de acompanhá-la com pratos típicos de sidraria", conta o restaurante em comunicado.

No Porto, também é possível fazê-lo: o SAGARDI Cozinheiros Bascos tem sempre disponível um menu típico de sidraria e a temporada do Txotx é a ideal para conhecê-lo. "O nome do menu é uma homenagem à localidade de Astigarraga, uma verdadeira capital da sidra basca, de onde chega, durante todo o ano, a sidra servida no restaurante. Esta diferencia-se pelo fabrico artesanal, por ser menos doce e mais intensa, ideal para refrescar um final de dia e o começo de uma excelente refeição", explicam.

O Menu Astigarraga começa com um aperitivo de 'Txistorra' frita de Orio. São depois servidos dois pratos de bacalhau, pensados para partilhar: Tortilha de bacalhau ao estilo "Roxario" e Bacalhau frito típico das casas de sidra. O prato principal do menu é o 'Txuleton' (costeletão) de Vaca Velha, só por si uma tradição do País Basco e do próprio SAGARDI, que acompanha com Pimentos de 'Piquillo' salteados ao estilo de Tolosa. Uma degustação de queijos artesanais bascos completa o menu, que tem um valor de 51€ por pessoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório