Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Afinal, por que se lambem os gatos? (não é assim tão óbvio)

A maioria dos donos de gatos e amantes destes felinos certamente se perguntam: 'por que o meu gato se está sempre a lamber?'. Limpeza, sim. Mas não é o principal motivo.

Afinal, por que se lambem os gatos? (não é assim tão óbvio)
Notícias ao Minuto

11:30 - 28/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gatos

Realmente os felinos tendem a ficar grande parte do tempo a esfregar a sua pequena pata na língua para de seguida passá-la na orelha, repetindo o processo, indo para a cabeça e continuando pelo resto do corpo. Enfim, é um procedimento no qual os gatos podem permanecer por períodos longos, mas que faz parte da sua natureza felina e selvagem, segundo a revista norte-americana Cat Mag.

A primeira explicação deve-se ao facto de que historicamente os felinos adotaram o hábito após se alimentarem, sendo uma maneira de espantar os supostos predadores. Instintivamente procurando maneiras de sobreviver no mundo exterior, sabiam que o cheiro no corpo após as refeições poderia causar ataques inesperados. Como tal até hoje o gato mantendo parte da sua natureza selvagem lambe-se como forma de banho, para retirar todo tipo de odor do corpo. E higiénicos como são, desde sempre, este costume faz parte da sua personalidade. 

Quando o hábito de lamber pode ser uma compulsão

Como aponta a Cat Mag, apesar de ser um hábito comum, lamber-se em excesso pode ser uma compulsão, provocada por algum tipo de problema psicológico. Por exemplo, se o gato sente falta da atenção e do carinho do dono, é corriqueiro que o hábito se torne mais preponderante. Para ter a certeza, procure ter em atenção se o bicho se isola mais do que o habitual, se esconde por baixo da cama, dentro dos armários ou muda o seu comportamento (ficando triste ou agressivo). Então, deverá procurar ajuda profissional para averiguar o que se passa. 

O gato também pode lamber-se em demasia devido a sentimentos de ansiedade e stress e este fator ocorre devido à sua personalidade controladora. Ele considera o local onde vive realmente dele, por isso um móvel diferente ou que mudou de lugar, se alterar a sua rotina, pode fazer com que fique mais agitado e uma das maneiras do gato demonstrar essa perturbação é limpar a pelugem excessivamente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório