Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Praticar exercício físico no inverno queima até 30% mais calorias

Com o frio, o corpo necessita de mais energia para manter a temperatura corporal adequada.

Praticar exercício físico no inverno queima até 30% mais calorias
Notícias ao Minuto

12:20 - 18/11/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Exercício e clima frio

O friozinho do outono e do inverno são para a maioria de nós um convite para ficar mais tempo na cama ou para sair diretamente do trabalho para casa, e para dizer adeus ao treino ou ao ginásio. Todavia, a verdade é que esta época é a melhor do ano para praticar exercício. Praticar desporto no frio pode aumentar em até 30% a queima de calorias. Quem o diz é o investigador Luis Carlos Oliveira, do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (Celafiscs), em entrevista à Globo. Segundo o especialista, o clima mais frio leva o corpo a necessitar de queimar mais calorias para manter-se aquecido.

"Além de ser saudável e apresentar menos riscos à saúde, a atividade física torna o coração menos vulnerável a doenças crónicas não transmissíveis, responsáveis por cerca de 300 mil de óbitos no país", defende Oliveira.

Outra consequência é o aumento do apetite. Quanto maior a sensação de frio, maior a fome. Isso ocorre porque, para manter a temperatura básica do organismo, o metabolismo necessitará de acelerar o seu funcionamento, o que pode ser até cinco vezes o normal.

Ainda de acordo com o investigador, no inverno, as pessoas ingerem um número maior de alimentos com grande quantidade de gordura, como chocolate quente, feijoadas, cozidos ou sopa (grossas); por isso, segundo ele, é importante praticar exercício, lembrando sempre da importância do alongamento antes das atividades, que podem evitar lesões musculares mais graves.

"Mas não podemos generalizar, pois os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício, e principalmente de uma alimentação adequada", completa Oliveira.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório