Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 26º

Espuma na urina? Cinco motivos por que acontece

O xixi pode dizer muito sobre a sua saúde geral.

Espuma na urina? Cinco motivos por que acontece
Notícias ao Minuto

12:00 - 23/10/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Espuma no xixi

Se a sua urina tem uma cor semelhante à cerveja, por exemplo, significa que, definitivamente, necessita de beber mais água. Porém, se está turva, pode ser sinal de alguma infeção bacteriana. Mas e se o xixi está com espuma? Alguma coisa está a acontecer, certo?

Eis o que tem de saber segundo a revista norte-americana GQ:

1. Pode ter um jato urinário muito potente

Sim. “Apresentar algumas bolhas na urina é normal e isso pode acontecer dependendo de quão rápido é o seu jato urinário e se está longe da sanita”, diz Yaakov Liss, nefrologista em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A saber: um sistema urinário ‘normal’ despeja cerca de 15 mililitros por segundo.

2. Os rins não estão a funcionar como deveriam

O trabalho dos rins é filtrar o sangue e substâncias na proteína da urina. Especificamente, quando o xixi parece muito espumoso, pode ser devido ao excesso de proteína, que sinaliza que algo não está bem com o órgão.

“Em circunstâncias normais, os filtros do rim não permitem que as moléculas de proteína do sangue acabem na urina”, explica Liss. “Um aumento na proteína da urina é geralmente sinal de algum problema nos filtros renais”.

Com frequência, a urina com espuma é apenas um dos sintomas de um rim com problemas – outros sinais incluem inchaço por retenção de líquidos e ganho de peso. Se está com algum desses sintomas, não hesite em consultar um médico.

3. Está desidratado

A água é uma das substâncias encontradas na urina, então, quando você não bebe o suficiente, o resultado pode ser um xixi com espuma. “Quanto mais desidratada está uma pessoa, mais concentrada está a urina, pois o organismo tenta conservar a água”, conta Liss. Isso resulta em espuma porque mais substâncias são excretadas num menor volume de água.

4. Pode sofrer de diabetes ou hipertensão

A proteína na urina também está envolvida nesses casos. Ambas as condições – diabetes, que afeta os níveis de insulina do corpo, e a hipertensão (pressão alta) – podem interferir na irrigação sanguínea para os rins, provocando problemas no seu funcionamento. “Essa pressão aumentada causa danos no rim e, como consequência, proteína na urina”, explica a nefrologista. O resultado, mais uma vez, é espuma no xixi.

5. Infeção crónica

Infeções crónicas, como a hepatite ou o VIH também podem causar excesso de proteína na urina, diz Liss. Algumas delas podem atacar diretamente os filtros renais, outras causam inflamações que afetam o funcionamento dos rins. Se possui alguma desses doenças e a sua urina apresenta espuma, fale com um médico para que este peça exames e verifique se há excesso de proteína na urina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório