E agora, existe mais uma razão para optar por consumir este fruto seco: pode ajudá-lo ainda a emagrecer.
Um novo estudo publicado no periódico internacional Journal of Nutrition descobriu uma relação entre o consumo diário de amêndoas e a perda de peso, especificamente gordura abdominal.
Para o estudo, os investigadores acompanharam 86 pessoas com excesso de peso ou obesas numa dieta de restrição calórica por 12 semanas. Alguns dos participantes comeram 35 gramas (cerca de ¼ de chávena) de amêndoas torradas, ligeiramente salgadas, por dia e o outro grupo seguiu uma dieta que não incluía o fruto. Os estudiosos apuraram que aqueles que ingeriram as amêndoas perderam mais gordura total e abdominal, comparativamente aos que não as consumiram.
As amêndoas contêm grandes quantidades de proteína que combatem a fome e gorduras monoinsaturadas que satisfazem. Ambas ajudam na perda de peso (1/4 xíc. (chá) de amêndoas tem seis gramas de proteínas e nove gramas de gordura monoinsaturada).
De acordo com o estudo, pessoas que comeram amêndoas perderam mais de 1% da gordura abdominal, enquanto os companheiros que não comeram perderam menos de 0,5%.
Os investigadores afirmam que o bónus da queima abdominal pode ter algo a ver com o alto teor de gordura insaturada nos frutos secos. “Os frutos secos em geral têm taxas elevadas de oxidação de gordura que podem reduzir a gordura visceral”, segundo os autores do estudo.
Ainda, assim deve ter em atenção a porção que ingere. Pessoas que perderam peso durante o estudo somente consumiram ¼ de xícara de amêndoas, o que equivale a poucas calorias.