Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Músicas de Adele e Coldplay ajudam a combater ansiedade, diz pesquisa

A surpreendente constatação foi feita por investigadores da organização britânica Mindlab.

Músicas de Adele e Coldplay ajudam a combater ansiedade, diz pesquisa
Notícias ao Minuto

14:36 - 03/09/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Adele e Coldplay

Ninguém subestima o poder da música: pode deixar-nos eufóricos ou tristes. Tem o poder de avivar a nossa memória afetiva e de nos transportar para algum lugar do passado, repleto de lembranças. O que muitos não sabiam é que certas canções têm a capacidade de combater a ansiedade.

Essa constatação foi feita por investigadores da organização britânica Mindlab, que organizaram uma lista com as dez melhores músicas para combater o já considerado mal do século.

A ansiedade é um sentimento antecipatório de angústia. A pessoa, por vezes, começa a sofrer antes mesmo de a situação acontecer. Por exemplo, a expectativa em relação a um encontro amoroso. A pessoa cria, na sua cabeça, inúmeras cenas de fracasso que 'provavelmente vão ocorrer'. Mas e se o encontro for bem sucedido? Em casos mais graves, a pessoa deixaria de concretizar o jantar por medo.

Nesse estudo, os neurocientistas analisaram um grupo de voluntários. O desafio dos participantes era realizar atividades de lógica o mais rápido possível. As tarefas foram desenvolvidas para impulsionar os níveis de stress. Ao longo do processo, os indivíduos ouviram algumas canções.

Sensores foram colocados nos voluntários para avaliar a atividade cerebral, batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo de respiração de cada um. A música que mais ajudou os integrantes a relaxarem foi 'Weightless', do grupo Marconi Union. Para esse grupo, o nível de ansiedade caiu em até 65% dos participantes.

Outras canções de Adele, Enya, Mozart e da banda Coldplay também entraram no ranking das dez melhores para combater a ansiedade.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório