Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

O exercício que ajuda a atenuar os sintomas da depressão e ansiedade

A psicóloga Priscilla Gianneschi, explica a relação positiva entre a prática de corrida e a depressão.

O exercício que ajuda a atenuar os sintomas da depressão e ansiedade

A depressão é uma das doenças psiquiátricas mais comuns. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão é um dos principais problemas de saúde no mundo desenvolvido, estimando-se que mais de 322 milhões de pessoas padeçam da condição.

Estima-se que uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens possam ter crises de depressão em alguma fase da sua vida e as crianças também podem ser afetadas.

Não existem dados concretos em relação à sua frequência em Portugal, mas as estimativas referem valores de 2 a 3% para os homens e de 5 a 9% para as mulheres para as formas mais graves de depressão e valores superiores a 20% para formas mais ligeiras da doença, segundo informações disponibilizadas pela rede de hospitais privados CUF.

Quais são os sintomas de depressão?

A depressão é uma perturbação do humor que não deve ser confundida com os sentimentos de tristeza, geralmente reativos a acontecimentos da vida, temporários e que, de um modo geral, não são incompatíveis com uma vida normal.

A depressão pode apresentar diferentes formas e graus de gravidade.

Na depressão, os sintomas tendem a persistir durante mais tempo e podem incluir:

  • Sentimentos de tristeza e aborrecimento;
  • Sensações de irritabilidade, tensão ou agitação;
  • Sensações de aflição, preocupação, receios infundados e insegurança;
  • Diminuição da energia, fadiga e lentidão;
  • Perda de interesse e prazer nas atividades diárias;
  • Perturbação do sono e do desejo sexual;
  • Variações significativas do peso por perturbações do apetite;
  • Sentimentos de culpa e de auto-desvalorização;
  • Alterações da concentração, memória e raciocínio;
  • Sintomas físicos não devidos a outra doença (dores de cabeça, perturbações digestivas, dor crónica, mal-estar geral);
  • Ideias de morte e tentativas contra a própria vida.

O papel da atividade física, especificamente da corrida

Descubra seis benefícios da corrida na cura da depressão, de acordo com a psicóloga Priscilla Gianneschi, em declarações à revista SportLife:

1 - Entre os benefícios psicológicos pode-se citar o AUMENTO DO FOCO, da atenção e da concentração - o que permite melhor raciocínio em situações de tomada de decisão;

2 - Melhora a aceitação da imagem e ELEVA A AUTOESTIMA;

3 - Promove uma melhoria nas RELAÇÕES INTERPESSOAIS (já que a pessoa que sofre de depressão tem tendência a isolar-se de todos, incluindo de família e amigos);

4 - Reduz os níveis de STRESS e ANSIEDADE, mas a prática física da corrida não substitui acompanhamento profissional. Permite sim o alívio dos sintomas físicos e emocionais da depressão.

5 - A corrida trabalha questões hormonais promovendo um AUMENTO na produção de SEROTONINA, DOPAMINA e NORADRENALINA durante e após a prática física. Permitindo um fenómeno psíquico designado por 'clareza cognitiva posterior'.

6 - Um estudo feito em 2010, mostrou que este fenómeno acontece após uma atividade física AERÓBICA, sendo aquela sensação de renovação mental que sentimos após a atividade. Isso acontece, porque a corrida ou qualquer outra atividade aeróbica, estimula a produção de novos neurónios e estes por sua vez melhoram a memória, concentração, foco e decisões

Quais as causas da depressão?

De um modo geral, a depressão resulta de uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos.

- Está demonstrada a existência de uma tendência hereditária para alguns tipos de depressão.

- Os acontecimentos traumáticos da vida contribuem também para o aparecimento da depressão, podendo funcionar como desencadeantes ou facilitadores de episódios depressivos.

- O tipo de personalidade e a forma como cada indivíduo lida com os problemas também se associa a uma maior ou menor predisposição para a depressão.

Como se trata a depressão?

O tratamento é importante de modo a que a depressão não se arraste e se agrave. Se os sintomas não forem reconhecidos como fazendo parte de uma doença, a avaliação negativa feita pelos outros tenderá a acentuar a fraca imagem pessoal e a reduzida autoestima.

O suicídio é uma possibilidade que não deve ser esquecida e o tratamento é essencial para reduzir esse risco e permitir a melhoria dos sintomas da depressão.

Existem diversos tratamentos possíveis para a depressão, incluindo-se nestes os medicamentos antidepressivos e a psicoterapia. Muitos profissionais recomendam igualmente a prática de atividade física (sobretudo corrida e natação) e a ingestão de uma alimentação saudável como forma de atenuar os sintomas (e não de cura, convém sublinhar).

O prognóstico da depressão é bom e depende essencialmente do tratamento instituído e de um adequado controlo de todos os fatores de risco presentes em cada caso.

Se estiver a sofrer de depressão, tiver pensamentos auto-destrutivos ou simplesmente necessitar de falar com alguém deverá consultar um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral.

Pode ainda contactar a organização SOS Voz Amiga (213 544 545 - 912 802 669 - 963 524 660 / Diariamente das 16h às 24h Linha Verde gratuita - 800 209 899 / Entre as 21h e as 24h).

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório