Meteorologia

  • 20 AGOSTO 2019
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 18º

Edição

Superalimento milenar. Afinal, o que é o kombucha e para que serve?

Já ficou parado no supermercado a olhar para umas garrafas desconhecidas na zona dos produtos refrigerados? Provavelmente nesse momento questionou-se: ‘Mas afinal, o que é o kombucha e para que serve?’

Superalimento milenar. Afinal, o que é o kombucha e para que serve?

O kombucha é um dos superalimentos mais antigos. Existe há mais de dois mil anos, e trata-se de uma bebida fermentada feita a partir de bactérias e leveduras misturadas com açúcar e chá preto ou verde.

A mistura resulta em kombucha com a ajuda de ‘uma colónia de bactérias e leveduras’, que se assemelham a um cogumelo a flutuar no líquido. É este processo de fermentação das bactérias e leveduras que separa o kombucha de outras bebidas.

Esta bebida milenar oferece inúmeros benefícios para a saúde. Alguns deles, segundo a nutricionista norte-americana Lisa Moskovitz em entrevista à revista Cosmopolitan, são a melhoria da digestão e da função imunológica. Além disso, o processo de fermentação faz com que o kombucha esteja repleto de probióticos, bem como vitaminas B e enzimas, e ajuda a desinchar o corpo – o que é sempre bom!

Qualquer pessoa pode beber kombucha?

Antes de decidir adicioná-lo ao cardápio, contudo, há duas coisas importantes que deve saber:

1. Não beba demais

Enquanto consumir um pouco de kombucha é bom para a saúde, muito pode causar problemas como azia. Além disso, não é indicado para gestantes ou para quem tem sistema imunológico comprometido. Como é feito com bactérias, há sempre o risco de contaminação que pode deixá-lo doente.

“Algumas versões podem ser não pasteurizadas, especialmente versões caseiras, que resultam em reações tóxicas e podem ser prejudiciais para o feto”, explica Lisa.

2. Evite versões alcoólicas

Fermentação, caso não se lembre das aulas de química, é também o processo pelo qual o álcool é produzido. Então, tecnicamente, todo kombucha é um pouco alcoólico. “Algumas versões passam tempo suficiente em fermentação para conter tanto álcool como uma cerveja light”, aponta a nutricionista. A dica para garantir um kombucha o mais saudável possível é sempre verificar o rótulo antes de beber e optar pelas versões de baixo teor alcoólico.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório