Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Quatro razões curiosas por que os cães lambem os donos

Já alguma vez pensou por que o seu cão teima em lambê-lo sempre que o apanha a jeito? Descubra os motivos por trás deste comportamento canino.

Quatro razões curiosas por que os cães lambem os donos
Notícias ao Minuto

09:00 - 02/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cães

Uma das primeiras coisas que os patudos sentem quando nascem é a língua da mãe que os gerou.

A progenitora usa a língua para afastar as narinas do cão recém nascido. Para que assim que saia do útero, o animal aprenda a respirar o ar que o rodeia e a usar os seus pequenos pulmões.

Com essa ‘saudação’ de boas vindas, é natural que a língua seja um dos principais instrumentos pelo qual os cães aprendem a interagir com o ambiente. Como tal, é de esperar que a língua e a sua função principal desempenhem, pelo menos, algum papel nas interações dos cães com os humanos.

Ainda assim, os cães lambem as pessoas por diversos motivos:

1. Comunicação

Lamber é uma maneira dos cães se comunicarem entre os seus semelhantes. Eles tendem a lamber-se em situações onde estão num ambiente estranho, em locais onde dois ou mais cães convivem juntos, ou quando apenas descansam em casa com os seus donos. Nesta situação é muito comum os patudos lamberem a parte inferior das patas.

Os cães lambem as pessoas como uma forma de comunicação, mas as lambidas nem sempre transmitem essa mesma mensagem.

Uma lambida pode ser um sinal de saudação aos humanos que estiveram fora de casa o dia inteiro. Por exemplo, na escola ou no trabalho. Uma lambidela pode ser uma maneira de dizer: ‘olá’, ‘estou feliz que estejas em casa’ ou 'vê o buraco que fiz no sofá’.

Se estão perto de outros cães ou de pessoas, os cães também lambem como um sinal de submissão e respeito. Cães lambem os humanos para reconhecer uma forma de poder. Lamber é uma maneira dos cachorros mostrarem que nos pertencem.

2. Tenho fome

Um cão pode lamber a mãe como um sinal de que quer comer. Quando isso acontece, geralmente lambe-lhe a boca. Ou seja, quando o seu animal demonstra esse mesmo tipo de comportamento consigo, o que pensa ser, simplesmente, um beijo pode ser, apenas, um pedido de comida.

3. Explorar

Como observamos, os cães usam a língua para se familiarizarem com o ambiente. É apenas uma outra maneira através da qual exploram o mundo. Essa exploração pode ser do ambiente dele ou de novas pessoas.

Assim, quando os cães veem alguém pela primeira vez, é comum cheirarem as mãos da pessoa e lambê-las. Mesmo que esse alguém não tenha um cão, pode ter tocado ou trazido para casa alguma coisa nova – seja um outro patudo, um gato ou algum objeto – que deixa o animal curioso. Basicamente os cães lambem as pessoas para tentarem descobrir por onde estas andaram e com quem ou com o quê estiveram em contacto.

4. Querem atenção e amor

Se está sentado no sofá a ver a nova temporada da sua série favorita, então uma coisa que não está mesmo a fazer é a brincar com o seu cão ou a dar-lhe mimos. Ou seja, muitas vezes as lambidelas destes animais pretendem apenas lembrá-lo desse tipo de ‘esquecimentos’ e do amor que sentem por si. 

Leia Também: As cinco melhores raças de cães para ter num apartamento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório