Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Este truque de meditação ajuda a controlar ansiedade em apenas 2 minutos

Um dos males do século (para além da diabetes, da obesidade e depressão), como é conhecido o problema, afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Este truque de meditação ajuda a controlar ansiedade em apenas 2 minutos

Recentemente, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)apontaram que Portugal está entre os primeiros países no ranking do índice da ansiedade. Estima-se, que mais de 9% dos portugueses sofram do problema mental debilitante, que vem, normalmente, acompanhado de pânico, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo e stress pós-traumático.

A verdade é que a ansiedade, também conhecida como o mal do século, afeta parte das pessoas em todo o mundo – seja em menor ou maior grau. Independente das circunstâncias, lidar com as emoções e aprender a controlá-las nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente porque envolve bem mais do que simples força de vontade.

Alguns truques, no entanto, podem ajudar a diminuir a tensão e consequentemente diminuir os quadros leves de ansiedade. O site The Active Times, especializado em saúde e bem-estar, divulgou um exercício que dura somente dois minutos ou menos e que promete diminuir a angústia.

A técnica de meditação consiste basicamente em dois passos bem simples:

1º – Coloque os pés no chão e sinta-os firmes no solo. Não importa se está sentado ou de pé, e, muito menos, o local ondeestá, o importante é que os pés estejam conectados com o chão.

2º – Respire e preste atenção ao ar que entra e sai dos pulmões. Nesse passo, inclusive, vale a pena exercer algumas técnicas de respiração, como a 5, 7, 9, em que a pessoa respira por cinco segundos, segura por sete e expira por nove. O importante é manter o foco na respiração e controlá-la de modo a acalmar a mente.

Embora seja um truque simples e que pode ser feito em qualquer local e a qualquer hora do dia, a verdade é que nem sempre será eficaz para todos aqueles que enfrentam o problema. É importante lembrar também que alguns graus de ansiedade necessitam da intervenção de profissionais da área de saúde para serem tratados, especificamente de especialistas na área da psicologia e psiquiatria. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório